ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Ladrão leva fios e deixa trecho da Rua Rui Barbosa no escuro

Comerciante relata que estão furtando a fiação da rua "desde a Avenida Mato Grosso até a Afonso Pena"

Clara Farias | 28/08/2023 11:36

Semana após semana, comerciante vê luzes da Rua Rui Barbosa, no Centro, se apagarem devido a uma onda de furtos na região. O Campo Grande News tem noticiado a situação que ocorre há meses na Capital. Na última semana, a câmera de segurança de um dos comércios, localizado entre a Rua Antônio Maria Coelho e Avenida Mato Grosso, registrou o momento em que ladrão puxa os fios de dentro da caixa que reúne os fios da iluminação pública.

As imagens mostram o momento em que o ladrão chega com duas caixas de papelão, senta próximo da caixa de metal e começa a retirar os fios. Minutos após começar a furtar, é possível verificar que ocorre um curto, e a luz apaga. Um veículo passa próximo e "joga" o farol para onde o rapaz está, momento em que ele para e olha para a rua. O vídeo segue com ele puxando a fiação.

No início do mês, câmera de segurança flagrou um cadeirante furtando a fiação em outro ponto da mesma rua, também no Centro.

O comerciante, que não quis ser identificado, 47 anos, entrou em contato com o Campo Grande News para relatar que outra quadra da Rua Rui Barbosa ficou no escuro. Ele conta que mora na região há 36 anos e que nos últimos três anos, a situação tem atrapalhado o sono dos comerciantes e moradores, que temem pela onda de furtos que ocorre na área central.

"A gente não tem sossego. A cerca elétrica dispara, o vizinho vê alguma iluminação estranha. Se meu telefone toca à noite já me dá uma tremedeira. Preciso ficar monitorando a câmera o tempo inteiro", contou o comerciante.

Ele reclama sobre a falta de empatia das pessoas que passam pelo Centro à noite, veem as pessoas sentadas próximo à caixa de iluminação e não acionam a Polícia Militar. "Esse rapaz do vídeo ficou quase uma hora sentado ao lado da caixa de fiação, ali disfarçando, até roubar a fiação. Saiu com uma caixa cheia de fio", contou o comerciante.

Ele destaca que paga R$ 10 mil em IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e que a iluminação pública é um dos itens fundamentais para a segurança da via. "É complicado. Se você passar a noite na Rui Barbosa, vai ver a escuridão que tá, eles estão furtando da Avenida Mato Grosso até a Afonso Pena", finalizou.

Frequente - No dia 11 de agosto, câmera de segurança em outro ponto da Rui Barbosa, entre a Rua 15 de Novembro e Avenida Afonso Pena, registrou o momento em que um cadeirante furtava os fios da iluminação pública.

A cena inusitada foi noticiada pelo Campo Grande News e o relato do comerciante era o mesmo, de que a redução de policiamento na rua influencia na insegurança dos consumidores e comerciantes. "O Centro fica esmo, largado", comentou um dos comerciantes entrevistado pela reportagem no início do mês.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias