ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Lixo em terreno baldio invade rua sem asfalto no Guanandi

De acordo com moradora, trecho da Rua Fernando Torres foi tomado pelo descarte irregular

Por Gustavo Bonotto | 03/01/2024 13:58
Entulho acumulado em terreno baldio "invadiu" rua no Bairro Guanandi. (Foto: Direto das Ruas)
Entulho acumulado em terreno baldio "invadiu" rua no Bairro Guanandi. (Foto: Direto das Ruas)

Terreno baldio no Bairro Guaicurus se tornou "tormento" para quem passa pelas ruas Rua Fernando Torres, com a Cabedelo. Além da falta de patrulhamento, a área é usada para descarte irregular de resíduos sólidos, conforme imagens encaminhadas ao Campo Grande News na tarde desta quarta-feira (3).

De acordo com a secretária Zilda Figueira, de 48 anos, a situação é precária. "Se tornou um verdadeiro lixão, e tem de tudo. Pneu, garrafas, sofás, restos de construção, animais mortos... A rua já até fechou de tanto lixo e matagal. Sem contar a infestação de vetores, que vai de pernilongo a escorpião. Virou um grande criadouro de dengue", disse à reportagem.

Diante da situação, até a mobilidade urbana dos moradores foi afetada, segundo Zilda, que reside na região há cinco anos.

"As ruas têm vários buracos. Quando você pede uma corrida por aplicativo, os motoristas ficam até bravos. Não tem como andar por aqui de noite. Nunca passaram uma máquina aqui, colocaram cascalho para melhorar as ruas", destacou.

A moradora também pontuou que uma área designada à prefeitura teria sido ocupada. "Era para ser uma área de lazer, mas se tornou moradia para invasores desde o ano passado".

Extensão do "lixão" chega a pouco mais que 100 metros (Foto: Direto das Ruas)
Extensão do "lixão" chega a pouco mais que 100 metros (Foto: Direto das Ruas)

O outro lado - A reportagem questionou as contestações de Zilda à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). A assessoria de comunicação disse que a demanda foi encaminhada para uma equipe e que o espaço será incluído no cronograma de limpeza e remoção de materiais.

"A Sisep mantém equipes diariamente cuidando da manutenção dos mais de 1,3 mil km de vias não pavimentadas e o recolhimento de entulho das vias. A região onde o problema ocorre já recebeu as equipes no ano passado, que fizeram o recolhimento do lixo acumulado. Mas o problema persiste", diz o comunicado.

Por fim, a pasta ressalta que os moradores devem denunciar pelo 156 ou 153 (caso de flagrante) quando virem o lixo, entulho e restos de materiais como sofás, televisores e pneus serem jogados nas áreas públicas.

Direto das Ruas - A história chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias