ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Mais de 30 horas após fogo em poste, comerciantes ainda estão sem internet

Segundo comerciantes, o incêndio teria sido provocado por um curto elétrico

Mariely Barros e Bruna Marques | 18/02/2022 12:16
Poste que pegou fogo afetou funcionamento de lojas no Bairro São Conrado. (Foto: Marcos Maluf)
Poste que pegou fogo afetou funcionamento de lojas no Bairro São Conrado. (Foto: Marcos Maluf)

Cerca de 36 horas depois de incidente que queimou a fiação de poste de energia elétrica, alguns comerciantes dos bairros São Conrado e Caiobá continuam sem internet. O problema começou na tarde de quarta-feira e atingiu a conexão fornecida por duas provedoras, que ainda fazem reparos, com previsão de restabelecimento total somente amanhã (19).

O problema foi relatado ao Campo Grande News ontem à tarde e persiste, afetando as atividades dos empresários.

Segundo o proprietário de uma loja de tênis, de 48 anos, que preferiu não se identificar, por conta da queda de internet, muitos comerciantes resolveram não abrir as portas.

“Muitos de nós aqui no bairro precisam dos serviços para vendas online, por exemplo, tenho colegas que trabalham com atendimento de cachorro-quente, açaí, lanches, banho e tosa, etc", disse. O empresário disse que não recebeu muita informação sobre o ocorrido. "A empresa Fibra Conectividade só disse que os cabos da região foram danificados por incêndio.”

Por falta de respostas, chegou a tentar o cancelamento da assinatura, quando foi advertido que pagaria multa contratual se rompesse contrato. “O meu negócio é movido a vendas pela internet". O empresário disse que irá ao Procon por conta dos prejuízos.

Guilherme Neves, de 29 anos, é proprietário de um depósito de materiais de construção, que fica em frente ao poste e explica que na ausência dos bombeiros, ele e os funcionários tiveram que extinguir o fogo. “Usamos dois extintores da loja mais três que o mercado Mister Junior cedeu na hora do fogo”, conta.

Segundo o empresário, o curto na fiação teria começado em outro poste, em um ninho de pombas. “O curto fechou naquele poste e a descarga deu aqui no poste de frente da loja”, explica. Sobre a falta de internet, ele diz ser cliente da empresa Flextel, que já iniciou reparos na região, mas não conseguiu atender a loja de Guilherme ainda. “Eles abriram a ordem de serviço e vão arrumar só amanhã minha internet”, fala.

O Campo Grande News entrou em contato com as duas empresas de telefonias citadas nesta matéria para saber os prazo de reparo do cabeamento queimado e sobre a restauração do sinal de internet dos comerciantes.

Em nota, a Flextel Network informou que o incêndio atingiu a caixa de terminação óptica e alguns cabos de fibra de alguns clientes. No dia 16 de fevereiro, as equipe de redes realizaram a troca da caixa e o reparo de 13 dos 16 clientes afetados. Outros dois clientes receberam visitas técnicas ontem (17) para reparos e, hoje, falta atender apenas o último cliente que não pôde receber equipe ontem.

A empresa salientou ainda que preza pelos prazos de reparo estipulado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de 48 horas a partir do contato do cliente.

Já o representante da provedora Fibra Conectividade, Matheus Henrique Silva, informou que as equipes da empresa estão no local desde a identificação do problema e que, inclusive, passaram mais de 24h com equipes trabalhando no restabelecimento do sinal, que demanda tempo.

Segundo o Matheus, na manhã de hoje (18), mais de 90% dos clientes já voltaram utilizar a internet. A empresa estima que até as 14h todos já estejam com sistema restabelecido, salvo aqueles que possam ter ocorrido problemas individuais.

Direto das Ruas - O canal Direto das Ruas é o meio de interação entre o leitor e o Campo Grande News.  Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias