ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Morador denuncia descarte incorreto de lixo eletrônico em cruzamento de rua

Segundo ele, os materiais jogados na via são suplementos para impressora, feito de um metal pesado químico

Viviane Oliveira | 20/03/2022 14:23
São materias usados de cartuchos e toners, segundo o morador que denunciou o fato à reportagem (Foto: Direto das Ruas)
São materias usados de cartuchos e toners, segundo o morador que denunciou o fato à reportagem (Foto: Direto das Ruas)

O assistente administrativo Estácio Silveira Neto, 21 anos, denuncia descarte incorreto de lixo eletrônico no cruzamento das ruas Mortelei com a Benedito Pache Terra, na Vila Nasser, em Campo Grande.

Segundo o morador, os materiais jogados na via são suplementos para impressora, feito de um metal pesado químico, chamado cádmio (metal que pode causar toxicidade aguda ou crônica grave em humano).

“Foram descartados vários cartuchos vazios de impressoras na rua. “Amanheceu aqui, provavelmente jogaram ontem à noite. Esse material está presente, praticamente, em todas as empresas, pelo rendimento que proporciona, porém precisa de um descarte correto. Em contato com a pele, o produto pode causar irritações ou danos ao solo”, lamentou.

Segundo morador, o lixo foi jogado durante a noite ou madrugada (Foto: Direto das Ruas)
Segundo morador, o lixo foi jogado durante a noite ou madrugada (Foto: Direto das Ruas)
Material jogado em cruzamento (Foto: Direto das Ruas)
Material jogado em cruzamento (Foto: Direto das Ruas)

Descarte - O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos e pode ser, além de computadores e celulares, qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria. Tanto os equipamentos quanto as baterias possuem substâncias que se jogadas no lixo e enviadas a aterros sanitários podem causar danos ao meio ambiente.

Serviço - Campo Grande possui cinco Ecopontos, que são áreas destinadas à disposição temporária regular para pequenos geradores. É um local de entrega voluntária e gratuita que recebe resíduos recicláveis, tais como metal, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos de construções, demolições e pequenas reformas, mobílias, sucatas e madeiras e árvores ou galhos de podas.

Os locais ficam abertos de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h. Confira, abaixo, os endereços. Ecoponto Panamá (Rua Sagarana com Av. Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá). Ecoponto Noroeste (Rua Piraputanga esquina com a Rua Guarulhos, no Bairro Jardim Noroeste). Ecoponto Nova Lima  (Rua Pacajus, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, Bairro Vida Nova). Ecoponto União (Avenida Roseiras, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União). Ecoponto Moreninha (Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes).  

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias