ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Morador denuncia seringas e tubos de ensaio sujos de sangue jogados em terreno

Quatro caixas com lixo hospitalar foram descartadas em via pública no Bairro Vila Saraiva

Idaicy Solano | 24/04/2023 10:42

Quatro caixas cheias de seringas, agulhas e tubos de ensaios usadas foram descartadas em terreno baldio na Rua Antônio Francisco Nantes, Bairro Vila Saraiva, em Campo Grande. Segundo relato do presidente do bairro, Otacílio Pereira, 50 anos, o material foi deixado no local há algumas semanas e, até a manhã desta segunda-feira (24), ainda não havia sido recolhido.

“A população está indignada por terem jogado esse lixo contagioso aqui, exposto, é um perigo danado das pessoas se contaminarem”, expõe. De acordo com o presidente, é a segunda vez que descartam lixo hospitalar em via pública no bairro.

Segundo relato de Otacílio, as seringas e os tubos de ensaio estão sujos de sangue, o que preocupa a vizinhança, pois representa um grande perigo de contágio para os moradores.

Denúncia - Segundo orienta a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os moradores, ao se depararem com materiais hospitalares jogados de forma irregular em terrenos e nas vias públicas, podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo número (67) 3314-9955 para formalizar a denúncia.

De acordo com a secretaria, descartar lixo hospitalar de forma irregular é considerado crime ambiental e infração sanitária. O responsável pode ser penalizado com multas que variam de R$ 100 a R$ 15 mil. Se pego em flagrante pelas autoridades policiais, o infrator pode ser preso em flagrante.

A secretária ainda informou que esteve no local para recolher o material e que foi constatado que não pertence a rede pública de saúde. Ainda foi informado pela Sesau que o lixo hospitalar recolhido passará por analíse.

De acordo com normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse tipo de resíduo deve ser disposto em sacos plásticos da cor branca, identificados como lixo hospitalar. Caminhões específicos devem ser usados para esse tipo de coleta.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias