ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Morador reclama de rua "interditada" por lixo há 20 dias no Nova Lima

Segundo relato, condutores se arriscam na contramão para desviar do entulho na Rua Eugênia de Lima

Idaicy Solano | 25/06/2023 11:58
Entulho foi deixado no meio da rua, impedindo o tráfego de veículos no sentido centro. (Foto: Direto das Ruas)
Entulho foi deixado no meio da rua, impedindo o tráfego de veículos no sentido centro. (Foto: Direto das Ruas)

O empresário Tomás Teixeira da Costa, 38 anos, procurou o Campo Grande News, através do Canal Direto das Ruas, para denunciar amontoado de lixo descartado no meio da Rua Eugênia de Lima, no Bairro Nova Lima, região do Segredo, em Campo Grande. O entulho atrapalha os carros que trafegam sentido centro na via, que precisam desviar na contramão.

Indignado, o morador revela que os próprios moradores descartam o lixo no terreno baldio, então o dono realiza a limpeza e deixa amontoado no meio da rua. A rua está interditada pelo lixo há mais de vinte dias. “Falta consciência coletiva. Moradores jogam lixo no terreno dos outros, sendo que existe o ecoponto próximo aqui que recebe todo tipo de material”, observa.

A rua comprometida pelo lixo é movimentada, e dá acesso tanto à unidade de saúde do bairro, quanto à Avenida Consul Assaf Trad, uma das principais vias do Nova Lima. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), in formou que será encaminhada fiscalização no local.

Fiscalização - Ao ser identificado um imóvel ou lote urbano sujo, o proprietário é notificado para realizar a limpeza. A notificação é enviada via Correios por AR (Aviso de Recebimento). Após o recebimento do AR, o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para realizar a limpeza.

Passado o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para vistoria, e caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário é multado. A multa varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00. A Semadur não tem a competência legal de realizar limpeza de terrenos.

Denúncia - O descarte irregular de resíduos em vias públicas ou terrenos se configura em crime ambiental. Quem presenciar o descarte irregular de resíduos pode denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias