Moradores transformam terreno baldio em lixão cheio de entulho no Nova Lima
Segundo relato, empresa deixou entulho no local e moradores se aproveitaram da situação para jogar lixo
O barbeiro André Luis dos Santos, 39 anos, enviou ao Campo Grande News imagens de um terreno baldio que virou lixão urbano na Rua Francisco Pereira Coutinho, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande. O vídeo chama atenção pelo contraste da via recém-asfaltada e a calçada cheia de lixo.
O profissional relata que o problema começou após obras de asfalto e calçada na região. Ele conta que a empresa responsável por construir a calçada terminou o serviço e deixou o entulho da obra no local, então, moradores se aproveitaram da situação para descartar o próprio lixo. “O lixo já está caindo tudo na rua, não tem mais onde colocar ali dentro”, reclama o barbeiro.
Recentemente, o filho de 16 anos de André acabou sendo internado por conta de dengue, e o barbeiro suspeita que o mosquito infectado tenha vindo do terreno, que além de sujo, está com o mato alto. “Foi o maior transtorno, ficou no hospital mais de uma semana”.
Nas imagens, é possível observar sacolas de lixo, entulhos e até móveis quebrados jogados.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para apurar informações a respeito da obra na calçada, apontada pelo morador como estopim do problema, mas não obteve retorno.
Fiscalização - Ao ser identificado um imóvel ou lote urbano sujo, o proprietário é notificado para realizar a limpeza. A notificação é enviada via Correios por AR (Aviso de Recebimento). Após o recebimento do AR, o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para realizar a limpeza.
Passado o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para vistoria, e caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário é multado. A multa varia entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00. A Semadur não tem a competência legal de realizar limpeza de terrenos.
Denúncia - O descarte irregular de resíduos em vias públicas ou terrenos se configura em crime ambiental. Quem presenciar o descarte irregular de resíduos pode denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153.
Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.