Motorista relata caos e demora de 4h para atendimento na UPA Universitário
Paciente chegou às 13h e destacou que os corredores e sala de espera estão lotadas na unidade de atendimento
Corredores e salas de espera lotadas são o cenário da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário nesta segunda-feira (8). O relato é de um motorista, de 48 anos, que preferiu não se identificar ao Direto das Ruas. Ele aguarda atendimento desde as 13h e está com sintomas de doença respiratória.
"Está um caos, os funcionários da unidade falaram que tinham três médicos, mas somente um está atendendo. Tem crianças, adultos e idosos aqui. Muita gente mesmo", contextualiza o motorista. Ele complementa que muitos pacientes que buscam atendimento estão com sintomas de gripe.
O motorista está com os sintomas gripais há cerca de três dias. Ele relata que buscou a UPA na sexta-feira (5) e foi atendido rapidamente. Porém, está aguardando atendimento há mais de quatro horas.
Retorno da Sesau - A reportagem do Campo Grande News contatou a Sesau (Secretaria de Saúde) de Campo Grande. Em nota, a secretaria informou que a UPA está com o quadro completo, atendendo com cinco médicos clínicos e seis pediatras. "Cabe esclarecer que o atendimento nas unidades de urgência e emergência se dá por classificação de risco e não por ordem de chegada, desta forma, os pacientes em estado mais grave são priorizados em detrimento dos demais", explica.
A nota ainda ressalta que "todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocola,r que é de até quatro horas para casos de menor gravidade".
Sobre os pacientes entrando juntos no consultório, a Sesau respondeu que "a unidade recebe pacientes de todas as faixas etárias, sendo que há presença de adultos juntamente com crianças durante a espera, uma vez que crianças devem ser acompanhadas pelos pais ou responsável, tanto durante a espera quanto no atendimento". Não há nenhuma discordância ou irregularidade em relação aos fluxos e protocolos estabelecidos pelas portarias que regem o funcionamento das UPAs".
Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.