Solução ‘caseira’ e sustentável põe fim à terra na ciclovia da Orla Morena
Associação de moradores coloca mais de 500 pneus usados em 200 metros da via para solucionar problema
Morador do bairro Cabreúva há 51 anos, Edson Augusto Zanatto, fez questão de elogiar a ação dos vizinhos que solucionaram um problema crônico na Orla Morena. Quando chovia, parte da terra levada pela enxurrada invadia a pista de caminhada e ciclismo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do bairro Cabreúva, em Campo Grande, resolveram um problema crônico de erosão na Orla Morena, que causava alagamentos na pista de caminhada e ciclismo durante chuvas. Após três meses de trabalho voluntário e parcerias, uma barreira de mais de 500 pneus usados, aterrados e que receberão plantas, impede a entrada de terra na pista. A iniciativa, que repete técnica já utilizada em outro ponto da Orla, surgiu após a prefeitura alegar falta de recursos para solucionar o problema, e agora busca a adoção dos pneus pelos vizinhos para a criação de um jardim.
O trecho de 200 metros está rodeado por cerca de 500 pneus usados, que agora estão aguardando plantas para colorir a via. A iniciativa foi do presidente da associação de moradores, Eduardo Cabral e do amigo Vicente Martins. “A ação desses dois deve ser valorizada até para inspirar outras iniciativas”, completou Zanatto.
Tudo foi um trabalho voluntário e de muitas parcerias. Após três meses, a barreira de pneus está dando resultado. “A gente teve doação dos pneus, aterramos os pneus e agora já vimos que passamos no teste. Está chovendo nesses últimos dias e não está mais intransitável como antes”, celebrou o presidente.
Ele explica que repetiu a mesma técnica utilizada no palco da Orla, em maio de 2023. “De lá para cá, nós ficamos dois anos pedindo para prefeitura aumentar a mureta e evitar que descesse terra na pista. Eles fizeram uma reforma de R$ 350 mil para dar acessibilidade e disseram que não teriam verba para a mureta. Então nós resolvemos o problema. Agora estamos pedindo para os vizinhos adotarem um pneu e plantar uma flor. Será um lindo jardim”.
A reportagem procurou o município para se posicionar em relação à falta de recursos para atender ao pedido dos moradores. Mas até o momento não houve um retorno. O espaço segue aberto.
Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o aparelho celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: