UPA tem corredores lotados e demora de 6 horas para atendimento
Sesau confirmou que houve procura acima da demanda habitual por atendimentos nesta segunda-feira
A UPA Universitário (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no bairro homônimo, no cruzamento da Avenida Gury Marques com a Guaicurus, viveu uma segunda-feira (17) com demanda acima da capacidade. Pacientes relataram demora de cerca de seis horas para consulta. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) admitiu que "foi detectado um aumento acima do habitual".
O motorista Rodrigo Costa, de 37 anos, informou que chegou à UPA às 13h e estava até as 18h sem atendimento. "Tem bastante gente aqui. Tem gestante com dor", afirmou.
Imagens enviadas via canal Direto das Ruas ilustra o cenário da unidade de pronto atendimento: corredores lotados, salas de esperas sem lugares e pessoas aguardando no chão.
Autônoma de 43 anos que preferiu não se identificar entrou na unidade por volta das 14h. "Tem gente que está desde antes do almoço e não foi atendida. O povo está aqui, tem um médico só atendendo. Ontem foi a mesma coisa", relatou.
Justificativa da Sesau - A Sesau informou que "neste momento, há cinco médicos clínicos e cinco pediatras fazendo o atendimento na unidade. Foram encaminhadas duas equipes móveis para dar suporte no atendimento e atender a eventual demanda reprimida".
A Secretaria ainda ressaltou que "historicamente, às segundas-feiras há um aumento na procura por atendimento nas unidades de urgência e emergência, no entanto, hoje foi detectado um aumento de demanda acima do habitual".
A nota finalizou que alguns pacientes estão com mais de dois acompanhantes, o que contribui para a superlotação da unidade.
Direto das Ruas - O relato chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.