Vídeo: motorista foge após atropelar cachorro no Coophatrabalho
Prática pode ser configurada como maus-tratos; vídeo mostra momento em que animal foi atingido
Cachorro foi atropelado por um Volkswagen Gol preto na Rua Bacaúba, em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (17). Conforme imagens de câmera de segurança enviadas ao Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas, o animal foi atingido enquanto atravessava a via e retornou com direção à Rua Pequi.
O vídeo indica data da colisão e o horário, por volta das 6h. Nas imagens obtidas, que duram cerca de 20 segundos, o veículo que atropelou não parou ou retornou ao local, que fica no Coophatrabalho, parcelamento da Vila Santo Amaro.
Segundo a engenheira civil Giovana Albuquerque, 23, que mora na residência em que estava fixada a câmera, a rua é estreita e possui quebra-molas, mas muitos motoristas atingem altas velocidades. “O motorista apenas seguiu, nem sequer freou ou voltou para ver a situação do cachorro”.
Ela relata que procurou o animal depois do atropelamento, mas não o encontrou. “Procurei ele após isso, porque eu já tinha saído de casa. Dei a volta na quadra, mas não encontrei. Ele saiu correndo para a praça e deve ter se escondido lá. Enquanto eu dava a volta, minha mãe aguardou em frente de casa pra ver se ele voltava”.
A mãe, segundo ela, é protetora independente de animais e, caso vissem o animal, o levariam a um médico veterinário.
Atropelar animal e fugir é crime?
Não existe no Brasil o crime de “omissão de socorro de animais”. Entretanto, a prática pode se configurar crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/98), com pena de dois a cinco anos.
Além disso, o entendimento jurídico é que pode haver omissão em casos onde o suspeito cometeu a ação. Por exemplo, em abril deste ano, um motorista em Santo Amaro da Imperatriz (SC) foi indiciado por atropelar um cão e não prestar socorro após o acidente, que resultou na morte do animal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.