ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Bares e restaurantes cobram plano de retomada e aguardam liberação de crédito

Reunião entre representantes do setor e governo está agendada para a próxima segunda-feira (17)

Jhefferson Gamarra | 13/05/2021 19:10
Bares e restaurantes cobram plano de retomada e aguardam liberação de crédito
De acordo com a Abrasel, setor amargou uma queda de 85% no faturamento (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Representantes dos setores de bares e restaurantes têm reunião agendada para a próxima segunda-feira (17), com o Governo de Mato Grosso do Sul para a discussão e elaboração de um plano emergencial para a retomada da economia no estado.

"É uma reunião para discutirmos, juntos, as propostas de soluções para retomarmos as atividades nos setores de bares e restaurantes, que estão atravessando uma grande crise em razão das restrições de atendimento por conta da pandemia da covid-19. Um movimento de retomada, na tentativa de encontrar alternativas para os principais problemas enfrentados pelos empresários, seja em liberação de crédito, redução de impostos, flexibilização na legislação", informou o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

A categoria vem reivindicando ao governo a isenção de uma série de impostos, pelo período de 12 meses. Há expectativas de que o governo anuncie a abertura de crédito especial de até R$ 30 mil para os empresários do setor.

“Há 60 dias fizemos a solicitação para que se criasse um microcrédito para o setor de bares e restaurantes, a exemplo do que foi feito em outros estados, como no Mato Grosso, Goiás e Alagoas. Os R$30 mil serão usados para pagamentos de débitos de energia elétrica, aluguel e com fornecedores para insumos e novas compras”, informou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS (Abrasel-MS).

Estimativa feita pela Abrasel, aponta que no Estado 6.746 estabelecimentos foram impactados pelas medidas restritivas adotadas em função da pandemia da covid-19.

A reunião para discutir as demandas do setor está prevista para iniciar as 19h na Casa da Indústria, localizada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Participarão do encontro representantes da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Fecomércio MS, Fiems e Abrasel.

Nos siga no Google Notícias