Com aposta no clássico, lojistas notam alta na venda de decoração natalina
Procura por decoração natalina desde outubro indica que o Natal de 2024 superará o de 2023, dizem comerciantes
Com entradas iluminadas e muita decoração à vista, comerciantes de Campo Grande estão com expectativas de superar as vendas de Natal neste ano. Muitos já apontaram que a procura por decoração natalina entre o final de outubro e esta sexta-feira (22) já é um indicativo de que o Natal será melhor do que o de 2023.
Uma das lojas que já notou essa maior procura por decorações é a Casa das Flores, localizada na Rua 15 de Novembro, no centro de Campo Grande. "A procura tem sido maior neste ano e acredito que vai superar o ano passado em 10% ou 15%. O pessoal tem vindo procurar bastante, estão bem mais no clima natalino", explica o gerente da loja, Victor Kochi.
De acordo com Victor, neste ano a procura já iniciou no final de outubro, e a tendência tem sido a busca por árvores. “O pessoal tem voltado muito para o tradicional este ano. Eles têm ido atrás de árvores, tanto para trocar quanto para reformar, com bolas ou decorações novas", explica.
Também conhecida pelas decorações natalinas, a loja Koch Presentes, na Rua 14 de Julho, aponta que tem recebido os clientes fiéis desde o começo de outubro, quando começam a colocar os produtos à venda.
“O pessoal que gosta bastante de Natal e decoração sempre vem em outubro, porque estão acostumados e querem pegar as novidades. A gente começou a colocar os produtos logo em outubro. Agora, mais para o final do mês, vêm os clientes de última hora", diz a gerente da loja, Rosimary Kochi.
Já a supervisora de vendas da loja Bazar São Gonçalo, Jéssica Diniz, localizada na Rua Maracaju, também diz ter notado esse aumento nas vendas de decoração neste ano. Segundo ela, a alta de vendas na loja tem sido em novembro.
"Este ano está bem mais movimentado do que o ano passado. Tem vindo muita gente comprar árvores e decoração. As vendas estouraram em novembro, mas sempre tem gente em dezembro que vem comprar alguma coisa em cima da hora", comenta Jéssica.
Neste ano, Jéssica explica que a loja tem trabalhado com a venda e o aluguel de árvores decoradas. O aluguel vai de R$ 700 a R$ 1.100 e tem tido uma boa procura entre os clientes. "Neste ano estamos com a novidade de aluguel de árvores, e tem uma procura também. Tem gente que não consegue comprar e prefere alugar durante a temporada", explica Jéssica, que acrescenta que a loja também faz a entrega da árvore montada e recolhe no final da temporada, no começo de janeiro.
Tendências do ano - O uso de bolas de Natal em diferentes tamanhos e a volta das cores tradicionais, como dourado e vermelho, têm sido tendências observadas pelos lojistas de Campo Grande e também procuradas pelos clientes.
A decoradora Ana Cláudia Fernandes Vieira, de 39 anos, que também aproveitou para fazer compras de decoração natalina, explica que a volta do “tradicional”, com o uso de elementos rústicos, tem sido uma das estéticas adotadas neste ano. "A tendência é o retorno ao clássico, com o uso de vermelho e dourado. Elementos rústicos, em tonalidades de verde e cores claras, também têm sido muito utilizados".
Estar de olho no que está na moda é algo importante na loja Koch Presentes, porque, segundo Rosimary, os clientes buscam em sua loja apetrechos natalinos mais “sofisticados” e que estejam dentro das tendências de decoração. Ela explica que uma dessas tendências é o uso de bolas de Natal grandes e pisca-pisca de LED strobo, que une luzes de Natal estáticas com pontos de luz que oscilam.
“Tem cliente nosso que vem só na época de Natal porque quer uma decoração diferenciada e com exclusividade. A gente tem um público que sempre busca ir além da mesmice. Isso é algo que sempre anima os clientes. As modas de internet também ajudam”, explica Rosimary.
Na loja Bazar São Gonçalo, as tendências também têm sido uma aposta. Segundo Jéssica, neste ano tem sido utilizado o modelo em cascata, que pode ser montado de diferentes formas nas árvores de Natal. "A tendência deste ano é a cascata de bolas, que são colocadas na árvore. Você usa desde a pequenininha, depois usa a média e coloca uma grandona. É uma tendência do ano, que dá para intercalar com fita e luzes", explica.
E observar as tendências é algo que não passa despercebido pelos clientes. A cliente Marciana Rodrigues, de 52 anos, é uma das pessoas que gosta de observar o que está na moda. Segundo ela, sua família “não pode ficar sem árvore”.
“Eu venho sempre procurar as novidades, atualizar as bolas de Natal. É algo que gosto de fazer com a minha família. Até comprei gorro de Papai Noel para deixar todo mundo no clima natalino”, compartilha Marciana.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.