ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 14º

Economia

Duplicou pagamento de multa? Detran-MS orienta como solicitar ressarcimento

O prazo para análise do pedido e devolução dos valores varia de 30 a 60 dias

Por Mylena Fraiha | 03/02/2024 15:09
Mulher preenche formuláriodo Detran-MS (Foto: Divulgação)
Mulher preenche formuláriodo Detran-MS (Foto: Divulgação)

Nesta época do ano, é comum que as contas extras se acumulem na planilha de gastos, o que aumenta a possibilidade de pagar alguma guia em duplicidade. Ciente deste cenário, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divulgou neste sábado (3) orientações para os cidadãos que se encontram nessa situação, especialmente após o pagamento de multas ou taxas.

A orientação é válida para casos em que a pessoa tenha efetuado o pagamento em dobro de alguma guia, ou ainda quando seu recurso contra uma multa é provido pela Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infração) ou pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito).

Ao identificar o pagamento indevido, o cidadão deve dirigir-se a uma agência do Detran-MS para protocolar o pedido de ressarcimento. O Requerimento de Ressarcimento pode ser obtido no site Meu Detran, na seção "Outros e Formulários", ou requisitado na própria agência onde será entregue a solicitação.

Além de justificar o motivo do pedido, é necessário anexar os documentos pessoais, juntamente com a guia paga em duplicidade e uma cópia do comprovante de pagamento. No caso de não possuir conta bancária, será preciso preencher uma autorização para depósito em conta de terceiros.

É importante destacar que, embora os débitos relacionados a veículos estejam vinculados ao Detran, para alguns tributos, pode ser necessário protocolar outro pedido junto ao órgão responsável, pois os valores são repassados à instituição competente.

Em situações de dúvida, o cidadão pode recorrer à ouvidoria do Detran-MS, que oferecerá orientação sobre como protocolar o Requerimento de Ressarcimento.

O prazo para análise do pedido e devolução dos valores varia de 30 a 60 dias. No ano de 2023, mais de mil processos de ressarcimento foram concluídos pelo Detran-MS, demonstrando o compromisso do órgão em solucionar essas questões de forma eficiente e ágil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias