Economia Criativa tem projeção de dobrar PIB do setor em MS
Expectativa é fazer o PIB chegar a 1,6 pelos próximos quatro anos
O 1º Plano Estadual de Economia Criativa, por meio do programa “MS + Criativo”, tem como objetivo dobrar o PIB (Produto Interno Bruto) do setor nos próximos quatro anos.
Para o superintendente de Economia Criativa de MS, Décio Coutinho, elevar o PIB do Estado será a consequência do plano.
“Nós queremos construir um plano que seja a cara de Mato Grosso do Sul, com as peculiaridades de cada região, para que isso possa realmente ser um plano que vai espelhar a nossa rica diversidade. A nossa meta é ambiciosa, queremos dobrar o PIB do setor até 2026, que hoje no Estado é de 0,8. Queremos transformar, até 2026, em 1,6”, ressalta Décio.
A Superintendência vai fazer oito encontros regionais no oeste, sul, fronteira, norte, centro, oeste e costa leste do Estado. Primeiro, as regiões serão visitadas e terão o trabalho apresentado e, posteriormente, retorna para realizar os encontros regionais, onde são colhidas as propostas para o plano.
Dentro da programação também estão inclusas atrações culturais, apresentações e estandes de criativos, além da realização de oficinas.
Economia Criativa – O conceito envolve uma economia humanizada, que valoriza os talentos, o território, mas acima de tudo, as pessoas.
“Todo dia me perguntam o que é Economia Criativa, e eu trago esta foto, de uma viola de cocho. Tem valor cultural aqui? Tem valor econômico? Tem tecnologia? Lembrem sempre: aqui tem valor cultural, econômico e a tecnologia do saber fazer do artesão. E se tem cultura, economia e tecnologia, isso é economia criativa”, apresenta o superintendente.
Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda enfatiza que tem espaço no Estado.
“Sabendo que a questão da geração de emprego e renda está cada vez mais difícil, com as grandes empresas vindo e todo o processo de automação, se gera menos emprego. Sem dúvida nenhuma, o grande caminho é a Economia Criativa, e não tem como falar dela sem falar de cidadania, sem falar de geração de renda, que é um dos grandes objetivos do nosso plano estadual”, destaca Marcelo.
Na visão da analista-técnica do Sebrae/MS, gestora do Programa Economia Criativa, Daniele Muniz da Silva Vieira, o setor é importante para Mato Grosso do Sul.
“O Estado possui uma rica cultura e tradições, o que torna a Economia Criativa uma área importante para a economia local. Em MS, tem sido impulsionada pela produção de artesanato, música, teatro, dança, literatura, cinema, gastronomia, arquitetura, publicidade”, pontua.
Confira abaixo os encontros já agendados:
Regional Sul - Naviraí
Encontro Regional: 14/09
Fronteira – Ponta Porã
Encontro Regional: 20/09
Regional Norte – Rio Verde
Encontro Regional: 27/09
Regional Oeste – Bonito
Encontro Regional: 17/10
Regional Centro – Campo Grande
Encontro Regional: 31/10
Regional Sul – Dourados
Encontro Regional: 16/11
Regional Costa Leste – Três Lagoas
Encontro Regional: 21/11
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.