ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Artes

Superintendência vai percorrer MS para criar Plano Estadual de Economia Criativa

Encontros regionais devem ajudar na elaboração de plano que será enviado à Assembleia Legislativa

Idaicy Solano | 04/08/2023 11:11
O superintendente da pasta, Décio Coutinho, vai percorrer todo o Estado para ouvir propostas e demandas do setor da economia criativa. (Foto: Matheus Carvalho/Setescc)
O superintendente da pasta, Décio Coutinho, vai percorrer todo o Estado para ouvir propostas e demandas do setor da economia criativa. (Foto: Matheus Carvalho/Setescc)

A Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul vai percorrer o Estado para ouvir demandas e propostas de criativos, representantes do poder público, artistas e demais públicos que trabalham na economia criativa, para contribuírem no Plano Estadual "MS + Criativo". A agenda teve início na última quarta-feira (2), em Corumbá, e o próximo encontro deve acontecer em Naviraí, na próxima segunda-feira (7).

O superintendente da pasta Décio Coutinho ressalta que o setor trabalha na construção da primeira lei estadual de economia criativa, que será documento do plano estadual. "A expectativa é que a gente consiga mobilizar todo MS e ter uma governança estruturada nas regiões para tratar da economia criativa em médio e longo prazo".

De acordo com o titular da pasta, a economia criativa é importante para a diversificação do portfólio econômico do Estado e destaca que Mato Grosso do Sul é rico em diversidade cultural, biodiversidade e tem um "potencial imenso a ser trabalhado".

Plano Estadual - A Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul vai promover oito encontros regionais, entre 31 de agosto e 21 de novembro, onde serão ouvidas propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região.

Também serão ouvidos secretários municipais e colaboradores das áreas Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, artistas, artesãos, realizadores de eventos, festas tradicionais e festivais, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia, moda e tecnologia.

Segundo o titular da pasta, os encontros serão essenciais para construção do plano estadual, para espelhar as realidades das regiões, especificidades e demandas. "É importante a participação dos criativos trazendo essas demandas, tendo voz, e para que a gente consiga, de forma participativa, ter um plano estadual que realmente represente a realidade das diferentes regiões do nosso MS".

Agenda - A agenda de encontros regionais teve início na última quarta-feira (2), em Corumbá, município distante 419 quilômetros da Capital. O evento reuniu criativos, representantes do Sebrae e também do poder público municipal.

Após término da agenda, todas as proposições definidas regionalmente serão debatidas em Campo Grande, em encontro previsto para o dia 5 de dezembro, quando será formalizado o plano e envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa.

Confira as datas:

Naviraí 

Regional Sul - Evento de lançamento: 7 e 8 de agosto

Encontro Regional - 14 de setembro

Ponta Porã 

Fronteira - Evento de lançamento: 8 e 9 de agosto

Encontro Regional - 20 de setembro

Rio Verde

Regional Norte - Evento de lançamento: 15 e 16 de agosto

Encontro Regional - 17 de setembro

Campo Grande

Regional Centro - Evento de lançamento: 17 de agosto

Encontro Regional - 27 de setembro

Bonito

Regional Oeste - Evento de lançamento: 25 e 26 de agosto

Encontro Regional - 31 de outubro

Dourados

Regional Sul - Evento de lançamento: 3 e 4 de outubro

Encontro Regional - 16 de novembro

Três Lagoas

Regional Costa Leste - Evento de lançamento: 23 e 24 de outubro

Encontro Regional - 21 de novembro

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias