Superintendência vai percorrer MS para criar Plano Estadual de Economia Criativa
Encontros regionais devem ajudar na elaboração de plano que será enviado à Assembleia Legislativa
A Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul vai percorrer o Estado para ouvir demandas e propostas de criativos, representantes do poder público, artistas e demais públicos que trabalham na economia criativa, para contribuírem no Plano Estadual "MS + Criativo". A agenda teve início na última quarta-feira (2), em Corumbá, e o próximo encontro deve acontecer em Naviraí, na próxima segunda-feira (7).
O superintendente da pasta Décio Coutinho ressalta que o setor trabalha na construção da primeira lei estadual de economia criativa, que será documento do plano estadual. "A expectativa é que a gente consiga mobilizar todo MS e ter uma governança estruturada nas regiões para tratar da economia criativa em médio e longo prazo".
De acordo com o titular da pasta, a economia criativa é importante para a diversificação do portfólio econômico do Estado e destaca que Mato Grosso do Sul é rico em diversidade cultural, biodiversidade e tem um "potencial imenso a ser trabalhado".
Plano Estadual - A Superintendência de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul vai promover oito encontros regionais, entre 31 de agosto e 21 de novembro, onde serão ouvidas propostas junto às comunidades criativas de cada cidade e região.
Também serão ouvidos secretários municipais e colaboradores das áreas Turismo, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, artistas, artesãos, realizadores de eventos, festas tradicionais e festivais, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, agentes, gestores e produtores criativos e outros das áreas da gastronomia, moda e tecnologia.
Segundo o titular da pasta, os encontros serão essenciais para construção do plano estadual, para espelhar as realidades das regiões, especificidades e demandas. "É importante a participação dos criativos trazendo essas demandas, tendo voz, e para que a gente consiga, de forma participativa, ter um plano estadual que realmente represente a realidade das diferentes regiões do nosso MS".
Agenda - A agenda de encontros regionais teve início na última quarta-feira (2), em Corumbá, município distante 419 quilômetros da Capital. O evento reuniu criativos, representantes do Sebrae e também do poder público municipal.
Após término da agenda, todas as proposições definidas regionalmente serão debatidas em Campo Grande, em encontro previsto para o dia 5 de dezembro, quando será formalizado o plano e envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa.
Confira as datas:
Naviraí
Regional Sul - Evento de lançamento: 7 e 8 de agosto
Encontro Regional - 14 de setembro
Ponta Porã
Fronteira - Evento de lançamento: 8 e 9 de agosto
Encontro Regional - 20 de setembro
Rio Verde
Regional Norte - Evento de lançamento: 15 e 16 de agosto
Encontro Regional - 17 de setembro
Campo Grande
Regional Centro - Evento de lançamento: 17 de agosto
Encontro Regional - 27 de setembro
Regional Oeste - Evento de lançamento: 25 e 26 de agosto
Encontro Regional - 31 de outubro
Dourados
Regional Sul - Evento de lançamento: 3 e 4 de outubro
Encontro Regional - 16 de novembro
Três Lagoas
Regional Costa Leste - Evento de lançamento: 23 e 24 de outubro
Encontro Regional - 21 de novembro
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.