Governo distribui sementes de milho para fomentar agricultura familiar
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) entregou grãos de milho para assentados do Estado plantarem, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade sementes.
O produto foi adquirido da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Centro Paulista, situada no município de Motuca, em São Paulo, por meio de chamada pública do PAA. O objetivo é dar suporte às famílias agrícolas interessadas em ter boa produtividade.
O trabalho de distribuição das sacas foi conduzido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com o Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O repasse dos grãos foi feito aos agricultores familiares que não são associados e que não tem pendência junto ao Incra, ou seja, que estão com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa e sem restrição junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).
“As sementes vão trazer benefícios para os mais de 100 associados da Cooperai. Os produtores terão os grãos e até o milho verde para vender nas feiras. Uma cooperativa vende para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e PAA e que vende mais de R$ 600 mil por ano para os programas governamentais e atende também a prefeitura”, afirmou o agricultor e presidente da Cooperai, Luiz Antônio Monteiro.
PAA Sementes – O Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar foi lançado, em 2015, para ampliar o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região.
Com maior uso de sementes nativas, o objetivo é fortalecer a produtividade dos agricultores familiares. As ações focam no apoio à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição de grãos e mudas. São beneficiados agricultores familiares que têm DAP e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do PAA.