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Economia

Governo licita obra de acesso da BR-267 até a ponte sobre Rio Paraguai

Obra está orçada em cerca de R$ 400 milhões e faz parte do projeto de criação da Rota Bioceânica

Silvia Frias | 12/09/2023 10:04
Obra da ponte do Rio Paraguai que faz parte do projeto da Rota Bioceânica (Foto/Divulgação)
Obra da ponte do Rio Paraguai que faz parte do projeto da Rota Bioceânica (Foto/Divulgação)

Publicada hoje a abertura da licitação para contratar empresa que irá fazer pavimentação de acesso à ponte internacional sobre o Rio Paraguai. A empreiteira também será responsável pela construção de contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267 e do centro aduaneiro de controle da fronteira.

A abertura das propostas está prevista para dia 16 de outubro, às 10h, pelo portal de compras do Governo Federal, conforme edital publicado no Diário Oficial da União.

As obras fazem parte das obrigações do lado brasileiro para consolidação da Rota Bioceânica. O valor estimado não consta no edital sendo mantido sob sigilo, mas, segundo o deputado federal Vander Loubet (PT), a execução das obras deve custar de R$ 400 a R$ 480 milhões. Os recursos serão oriundos da dotação orçamentária da União para o exercício 2023.

Pelo edital, consta que a empresa será responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e execução das obras, sob supervisão da superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

As propostas deverão ser feitas de forma eletrônica, do tipo menor preço, sob regime de contratação integrada (em que contratado é responsável pelo projeto e pela obra). O edital permite a subcontratação para atividades que não constituem a obra principal, desde que previamente autorizado pelo DNIT.

O trecho da obra é na BR-267, na divisa SP/MS, no início da travessia do Rio Paraná até a fronteira Brasil/Paraguai. O prazo de execução é de 26 meses consecutivos. Os pagamentos serão efetuados por meio de medições mensais.

A Rota - O traçado total do corredor rodoviário bioceânico tem 2.254 quilômetros e percorrerá os países envolvidos: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, diminuindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão.

As obras da ponte, que irá conectar as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Alto Paraguay, já estão em andamento. O trabalho é realizado  pelo Consórcio Binacional PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil (Paraguai), Cidade e Paulitec (Brasil). A nova ponte, que tem financiamento da Itaipu Binacional, na margem direita, com valor estimado de US$ 85 milhões terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três pontos: dois constituirão os viadutos de acesso de ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 m.

Além da construção da ponte e do acesso à estrutura, Porto Murtinho terá outras obras de infraestrutura urbana e rural. Estão em execução na cidade as obras de: pavimentação, drenagem e duplicação do acesso à BR-267; reforma e ampliação da cerca operacional do aeroporto municipal, com construção da guarita de vigilância; e revitalização e drenagem na Rua 13 de Junho. As ações somam cerca de R$ 15 milhões.

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