ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Presidente do Chile lança trecho da Bioceânica que conclui ligação com MS

Traçado começa em Campo Grande e segue ao país andino, conforme a Rila (Rota de Integração Latino Americana)

Por Lucia Morel | 15/04/2025 16:06
Presidente do Chile lança trecho da Bioceânica que conclui ligação com MS
Presidente do Chile, Gabriel Boric Font, durante apresentação do plano. (Foto: Governo do Chile)

Partindo de Campo Grande rumo ao Chile, o trecho da Rota Bioceânica foi lançado ontem pelo presidente do país, Gabriel Boric Font, que apresentou o Plano de Ação para a Implementação do Corredor Bioceânico Rodoviário, cujo traçado começa em Campo Grande e segue ao país andino, conforme a Rila (Rota de Integração Latino Americana).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente do Chile, Gabriel Boric Font, lançou o trecho chileno da Rota Bioceânica, que conecta Campo Grande ao Chile, passando por Paraguai e Argentina. O projeto, com 2,4 mil km, visa fortalecer a economia regional e reduzir o tempo de transporte para a Ásia-Pacífico. O Chile investirá em infraestrutura, incluindo estradas e portos. A rota também passará por estados brasileiros como Santa Catarina e Paraná. Boric discutirá o projeto em sua visita ao Brasil na próxima semana.

Nota do governo chileno destaca que “o corredor, terá extensão de 2,4 mil quilômetros e visa consolidar rota comercial entre Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, partindo de Campo Grande até os portos do norte.” Para chegar lá, a rota passará pela região do Chaco paraguaio e as províncias argentinas de Salta e Jujuy, segundo a descrição do projeto.

“Trata-se de um megaprojeto de infraestrutura que vai fortalecer a conexão entre os países envolvidos, impulsionando suas economias por meio da geração de novas oportunidades comerciais, logísticas e da economia de tempo e distância no transporte de bens para exportação”, sustenta o comunicado chileno.

“É uma boa notícia, porque se trata de uma integração real e concreta”, disse o presidente chileno no evento de lançamento das obras no país, ocorrido ontem. Lá, a implementação da Rila vai desenvolver 22 projetos de infraestrutura para melhorar estradas, estabelecer novos pontos de controle da alfândega e da polícia, além da atualização dos portos de Iquique, Mejillones e Antofagasta.

No Brasil, a futura rota percorrerá rodovias de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul. O valor do investimento nas obras comprometidas não foi detalhado. De acordo com o governo chileno, este corredor representa uma melhoria significativa em relação a outras rotas.

Espera-se que possa reduzir em até 10 dias o transporte entre regiões do interior do Brasil e Paraguai e países da Ásia-Pacífico como China, Coreia do Sul e Japão. O programa será um dos principais pontos de discussão da visita oficial ao Brasil que Boric realizará na próxima semana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias