União libera produção de peixes em hidrelétrica e projeta MS no “top 5”
“Vai levar emprego e desenvolvimento para região da Costa Leste”, diz ministra
O governo federal formalizou nesta sexta-feira (dia 4) a cessão de uso de águas do lago da hidrelétrica de Porto Primavera, em Brasilândia. De acordo com o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior, a liberação da criação de peixes em águas de domínio da União vai alavancar a produção de peixe em Mato Grosso do Sul.
“Em 2019, foram produzidos 18 mil toneladas de peixe. Com essa outorga, o Estado entrará no ‘top 5’ de produção de peixes. A previsão é crescer para 50 mil toneladas no ano", afirmou o secretário.
Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a outorga representa geração de renda. “Isso vai levar emprego e desenvolvimento para região da Costa Leste do Estado", destacou. Os representantes do governo federal participam da entrega de residencial no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
No fim do ano passado, a administração federal publicou decreto que simplifica a cessão de uso de águas em domínio da União para a prática da aquicultura, como rios federais, mar territorial, zona econômica exclusiva e reservatórios de hidrelétricas.