ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Antes dos 16 anos, alunos provam a importância do voto em eleição para diretor

Essa é a segunda vez que acontecem as votações. O cargo tem vigência de quatro anos

Natália Olliver e Cleber Gellio | 08/12/2022 18:05
Kauan Victor Flores Kafuri votando para escolha dos novo gestor da Escola José de Souza (Foto: Paulo Francis)
Kauan Victor Flores Kafuri votando para escolha dos novo gestor da Escola José de Souza (Foto: Paulo Francis)

Alunos, maiores de 10 anos, que compareceram às votações nas instituições da Reme (Rede Municipal de Ensino) nesta quinta-feira (8), para escolha dos novos representantes das instituições, já sabem o peso da escolha. Essa é a segunda vez que acontecem as eleições para o cargo, que tem vigência de quatro anos. Os pleitos foram encerrados às 17h30.

Ao todo, 99 escolas municipais estiveram abertas à comunidade, alunos, professores e servidores, que pertencem ao quadro permanente das escolas, para realização da votação. Entre as instituições com maior número de chapas estava a E.M. Professor José de Souza, localizada na R. das Camélias, no Bairro Oliveira II e E.M Tertuliano Meirelles, no Bairro Caiçara, ambas com quatro chapas inscritas.

Kauan Victor Flores Kafuri, de 15 anos, compareceu na Escola José de Souza acompanhado da mãe, Vanessa Loureiro Flores, de 40 anos. À reportagem ele comentou que acredita na rotatividade da gestão à frente das instituições.

“Eu acho que tem a ver com mudança, porque um diretor por muito tempo, sempre o  mesmo cargo, acaba enjoando. Acho muito importante vir, nós vimos isso na sala, a importância do voto!”, disse.

Vanessa também acredita na oportunidade para novos diretores. “Eu acho muito importante porque a gente já vem há um bom tempo com muitas coisas na escola se repetindo e precisa melhorar. O Kauan está saindo para o ensino médio e ano que vem não estará mais aqui, mas achamos importante votar para diretor porque ainda temos sobrinhos que continuam estudando aqui. Para que eles tenham uma escola de qualidade”, comentou.

A autônoma revelou que as filhas Bianca, de 24 anos, estudante de pedagogia, e Rebeca, de 19, discente de Educação Física, também estudaram no mesmo local que o irmão. “Sou a favor apenas de uma eleição para que os diretores não fiquem mais de 8 anos na gestão”, finalizou.

Taciana Costa e o filho Mathues, de 14 anos, na escola José de Souza (Foto: Paulo Francis)
Taciana Costa e o filho Mathues, de 14 anos, na escola José de Souza (Foto: Paulo Francis)

Taciana Costa, 42 anos, é mãe do Matheus, de 14 anos, do nono ano da educação especial. Os dois compareceram na Escola José de Souza nesta tarde.

“Eu acho extremamente importante essa votação para diretores porque a comunidade tem que participar porque estamos inseridas nela. A direção influencia no direcionamento das políticas para educação especial. A Escola José de Souza é uma referência nesse tipo de educação pelo que conversei com outros pais. É de extrema importância um olhar voltado para educação especial”, comentou. Para a mãe, a escolha da nova gestão é feita no dia a dia.

Dados - Em campo grande, houve 143 candidatos ao cargo de diretores municipais. 62 escolas tiveram chapa única, 29 escolas 2 chapas, 5 escolas tiveram 3 chapas e 2 tiveram 4 chapas.

Nos siga no Google Notícias