ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Aulas presenciais devem respeitar distancimento de 1,5 m e uso de áreas abertas

Plano de Retorno da rede municipal de ensino foi publicado hoje, mas retomada ainda depende de autorização de autoridade em saúde

Lucia Morel | 23/12/2020 12:17
Escolas foram higienizadas após as eleições deste ano. (Divulgação PMCG)
Escolas foram higienizadas após as eleições deste ano. (Divulgação PMCG)

Plano de Retorno às Aulas Presenciais da Semed (Secretaria Municipal de Saúde) publicado hoje em Diário Oficial prevê distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e prioridade à utilização de espaços abertos para as aulas.

Como antecipado pelo Campo Grande News, os anos finais voltarão primeiro, no entanto, a retomada ainda depende de liberação dos órgãos de saúde.

Conforme o plano, “somente acontecerá o retorno das aulas presenciais, na Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande - MS, quando e se houver orientação/autorização dos órgãos competentes para essa finalidade, proveniente das esferas federal, estadual e municipal, observada a situação pandêmica do momento” .

Caso as aulas sejam retomadas, ocorrerão em 8 de fevereiro, com entrega de duas máscaras a cada aluno e aos professores. Pessoas do grupo de risco, sejam elas docentes ou estudantes, permanecerão atuando em modelo remoto.

Antes do início das aulas, cada escola deverá elaborar um documento próprio de Procedimentos Operacionais para retorno, com detalhamento das ações de biossegurança necessárias, bem como realização de “pesquisa sobre os grupos vulneráveis por escola (alunos e profissionais da educação), além de estabelecer critérios para o retorno dos grupos de alunos às atividades letivas presenciais, por faixa etária e ausência de comorbidade, dentre outros fatores”, aponta o documento.

As escolas também serão responsáveis por “Organizar o plano de trabalho pedagógico para que as atividades educacionais a serem desenvolvidas, de forma presencial, sejam realizadas, preferencialmente, em locais abertos ou, na inviabilidade, realizados de forma a que se evitem espaços pequenos”.

O ambiente ainda deverá ser organizado “de acordo com as especificidades, a estrutura operacional, para que os alunos mantenham uma distância mínima de 1,5 m entre elas e às demais pessoas, em todas as atividades presenciais na escola”.

Em relação aos alunos da Educação Especial, entrada e saída terão 15 minutos de tolerância, para que se evitem aglomerações. Para todos os alunos e profissionais da rede, será recomendada a troca da máscara após três horas de uso, sendo que cada estudante receberá duas, mas será orientado a trazer mais de casa.

Obrigações – as unidades escolares deverão higienizar, pelo menos meia hora antes da chegada dos alunos, todos os espaços escolares e mobiliários (mesas, cadeiras escolares, armários etc.); fazer a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água e dos bebedouros; lacrar as torneiras a jato que permitem a ingestão de água diretamente dos bebedouros, de forma que se evite o contato da boca do usuário com o equipamento; orientar os alunos e supervisionar quanto ao uso de copos individuais e/ou descartáveis e o dispensador de água; proibir o uso de copos comunitários.

Haverá ainda aferição de temperatura de todos os alunos e pessoas que adentrarem o ambiente escolar e disponibilização de álcool em gel 70% em todo ambiente escolar.


Nos siga no Google Notícias