ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Com provas em MS, universidades de SP abrem vestibular para indígenas

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 1° de novembro

Por Kamila Alcântara | 30/10/2024 14:09
Homem usa adereço índigena durante a prova (Foto: Leonardo Bettinelli)
Homem usa adereço índigena durante a prova (Foto: Leonardo Bettinelli)

A partir de sexta-feira (1°) estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2025, onde os estudantes concorrem a vagas para duas faculdades de São Paulo e terá aplicação de provas em Campo Grande. Todos os interessados deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As inscrições para o Vestibular Indígena 2025 estão abertas a partir de 1º de novembro, oferecendo 130 vagas na Unicamp e 65 na UFSCar. O exame será aplicado em Campo Grande e outras cidades, com prova objetiva e prova de habilidades específicas para música. O período de inscrição vai até 29 de novembro, com divulgação dos deferidos em 4 de dezembro. Os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula online.

Conforme a organização, são 130 vagas para a Unicamp (Universidade de Campinas) e 65 para a UFSCar (Universidade de São Carlos). Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições, até o dia 29 de novembro.

As instituições destacam que os candidatos que fizeram inscrição no Vestibular Indígena em edições anteriores e não compareceram na aplicação da prova por duas ou mais vezes sem a devida justificativa, terão sua inscrição indeferida. Já os deferidos serão divulgados no dia 4 de dezembro.

Será possível impetrar recurso, com a justificativa de ausências, no período de 4 a 9 de dezembro. O recurso será analisado pela Comvest (clique aqui) a lista final de inscritos no Vestibular Indígena 2025 será publicada no dia 11 de dezembro.

Marcado para o dia 12 de janeiro, o exame será aplicado em Campo Grande e nas cidades de Campinas (SP), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Contará com 50 questões, 14 de Linguagens e Códigos, 12 de Ciências da Natureza, 12 de Ciências Humanas e 12 de Matemática.

Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 1/11/2024 a 6/12/2024, pela página da Comvest na internet.

Por fim, os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula, conforme calendário a seguir. As matrículas serão realizadas de maneira online, a partir do site da Comvest.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias