Como enviar arquivos PDF para o Kindle
Transferência é rápida e só requer uma pequena configuração da conta da Amazon
Apesar de ser possível ler arquivos digitais em todos os dispositivos atualmente, para muitos, a leitura não flui no smartphone, por ter a tela pequena. Isso tem feito com que a procura por Kindle continue alta, ainda que ofereça algo já presente nos celulares.
Essa dificuldade pode ser ainda maior para quem precisa ler conteúdos extensos, como artigos científicos. Felizmente, é bastante simples enviar arquivos para o leitor de livros digitais da Amazon. Confira a seguir!
Passo a passo para enviar PDF para o Kindle:
Para enviar PDF para o Kindle é simples e pode ser feito em poucos minutos. O primeiro passo é fazer login no site da Amazon e em seguida clicar no “Menu Kindle” e em “Gerencie seu Kindle”.
Na lateral, haverá um ícone de “Configurações de Documentos Pessoais” e que deverá ser clicado. O usuário poderá ver uma lista com e-mails que terminam com @kindle. Abaixo dessa tela, tem uma uma “Lista aprovada de e-mails para documentos pessoais”. Essa parte pode ser editada, e é isso que se deve fazer, colocando o e-mail de onde será enviado o arquivo PDF.
Depois, é só enviar um e-mail com o documento ou livro para um daqueles e-mails com terminação @kindle, que foi visto acima. Vale notar que além do anexo é necessário escrever “convert” no campo de assunto/subject.
Em seguida, caso o leitor digital esteja conectado à internet, ele baixará o arquivo. É importante notar que os Kindles têm limite de armazenamento, então, depois de ler o conteúdo, é importante deletá-lo para não ocupar espaço desnecessário.
O que fazer se não tiver o arquivo em PDF
Nem sempre as pessoas desejam ler um livro que já está em PDF. Há situações que elas querem acessar um artigo acadêmico que está em outro formato ou a obra de algum amigo que ainda não foi publicada.
Nesses casos, também não há dificuldade, já que é possível fazer a conversão no próprio computador ou no celular. Para a primeira situação, basta clicar com o botão direito em cima do documento e em seguida converter para PDF. Porém, essa opção só está disponível se a pessoa tiver o Adobe instalado e com a licença ativa.
Caso não tenha o programa ou queira fazer a conversão rapidamente pelo celular, a internet é a aliada. Sites famosos como o SmallPDF realizam a conversão de Word para PDF em questão de segundos. É só fazer o upload do arquivo, clicar no botão de conversão e depois baixar o documento já no documento desejado.
Onde encontrar obras em PDF ?
A Amazon possui um grande acervo de livros digitais, tanto pagos quanto gratuitos. Basta acessar a Loja Kindle para visualizar os principais volumes. Ao buscar por um livro no site, o leitor também consegue ver os livros físicos e os digitais, podendo optar em apenas um clique
Vale notar que, diferentemente dos livros físicos, existem conteúdos gratuitos, o que pode ser uma boa alternativa para quem não quer gastar agora, ou está começando a usar o Kindle. Entre as obras sem custo estão: Negócios Digitais - O Próximo Nível de Inteligência, Antropologia da Comunicação de Massa, O Amanhã Não Está À Venda e Viagens de Gulliver.
Além da própria Amazon, existem outras plataformas que permitem fazer download das obras sem custo, como o Open Library, que possui livros em diferentes idiomas. Como grande parte dos volumes não estão em português, é importante usar o filtro na hora de realizar a busca.
Por sua vez, a Biblioteca Brasiliana, que é da Universidade de São Paulo, possui um dos acervos brasileiros mais ricos do país. Lá é possível encontrar livros raros, manuscritos e vários conteúdos que ajudam a contar a história do Brasil.
Para quem é fã do autor Machado de Assis, vale a pena dar uma olhada no Portal Machado de Assis, uma coleção on-line com todas as obras dele. O site também apresenta detalhes da vida desse escritor que é um dos mais conhecidos de todo o mundo.
Vale observar que todas essas plataformas são regulamentadas e muitas, inclusive, contam com o apoio do governo para a divulgação da cultura. Por esse motivo, o download não apenas é permitido como incentivado.
Como foi possível observar, enviar arquivos PDF para o Kindle não exige muito esforço nem tempo, até porque, a ideia do aparelho é exatamente essa, receber documentos e ser um meio para a leitura. Além da Amazon, existem outros sites que disponibilizam livros digitais, inclusive gratuitos, para quem adora saborear a prática de ler.