Cor, sexo, idade: conheça o perfil de quem vai fazer o Enem em MS
Primeira prova será aplicada nesse domingo (3); a segunda será em 10 de novembro
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já está batendo à porta: a primeira prova será aplicada nesse domingo (4). A segunda fase será no domingo seguinte, 10 de novembro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023 está se aproximando, com a primeira prova marcada para o dia 4 de novembro e a segunda para o dia 10 do mesmo mês. O Inep divulgou dados sobre as inscrições, revelando que Mato Grosso do Sul registrou 51.199 inscrições, um aumento em relação ao ano anterior, embora quase 30% dos inscritos não compareçam. A maioria dos candidatos é do sexo feminino, branca e tem até 16 anos, com a maioria já tendo concluído ou estando no último ano do Ensino Médio. A prova exigirá conhecimentos em linguagens e ciências humanas, e os candidatos devem levar um documento oficial e caneta preta para a realização do exame.
Este ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que cuida do exame, divulgou um painel público com dados sobre os inscritos nos estados, capitais e municípios.
Mato Grosso do Sul aparece com 51.199 inscrições confirmadas. O número é maior do que o ano passado, quando 47.472 pessoas se inscreveram. Porém, quase 30% não apareceram no dia de prova.
Entre as capitais e o Distrito Federal, Campo Grande aparece na 19ª posição em relação aos maiores números de inscritos. Foram 21.303 as inscrições confirmadas.
Em tabela com os 41 municípios sul-mato-grossenses onde haverá aplicação da prova, aparecem depois da Capital, Dourados (5.190 inscritos); Três Lagoas (2.657); Corumbá (2.159); e Ponta Porã (2.010). Na sequência estão Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina e Coxim.
Os municípios com menos inscritos são Porto Murtinho (124), Bodoquena (149) e Jateí (64).
Perfil do candidato - Além de residir ou fazer a prova em Campo Grande, a maioria dos inscritos no Estado é do sexo feminino, branca e tem idade igual ou menor a 16 anos.
Além disso, a maior parte já concluiu o ensino médio (20.530). São 19.785 os que estão cursando o último ano do ensino médio.
A maioria concluiu ou está concluindo o ensino básico na rede pública: 20.321 (83,68%).
Outro dado do Inmet mostra que o número de inscrições gratuitas deste ano superou as pagas. Foram 26.827 os inscritos que conseguiram isenção e 24.342 os que pagaram a taxa de R$ 85.
Os candidatos mais velhos somam 4.434 do total de inscritos. Eles têm entre 31 e 59 anos (4.345) ou são maiores de 60 anos (89).
A prova - A primeira etapa da prova vai cobrar dos candidatos conhecimentos em linguagens (redação, códigos, ciências humanas e suas tecnologias).
Os portões serão abertos às 11h e serão fechados pontualmente às 12h, no horário de Mato Grosso do Sul. Quem for fazer em outro estado, deve se atentar aos fusos horários diferentes.
É obrigatório levar um documento oficial com foto e caneta preta de corpo transparente para fazer a prova.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.