Educação institui plano de recomposição de aprendizagens na rede estadual
“Reforço” será oferecido a todos estudantes para recuperar ensino perdido durante a pandemia da covid-19
Como parte do plano pedagógico para recuperar as perdas com ensino remoto e hibrido durante o pico da pandemia da covid-19 em 2020 e 2021, o Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação) instituiu o PRA-MS (Plano de Recomposição das Aprendizagens) para ano letivo de 2022. A resolução do plano foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (3).
De acordo com a publicação, o plano será destinado a todos os estudantes da rede estadual de ensino e traçará estratégias de intervenção na aprendizagem e de consolidação de habilidades consideradas relevantes para a vida e trajetória escolar do estudante, a fim de reduzir as desigualdades de aprendizagem entre os estudantes da rede estadual de ensino.
O "reforço" será oferecido de forma presencial, podendo haver a inclusão de metodologias de ensino online. A programação será por uma equipe gestora, composta pelo diretor, diretor-adjunto coordenador e corpo docente escolar. Todas as unidades de ensino contarão com um coordenador específico para o projeto.
Conforme adiantado pela secretaria de educação, “o projeto visa recompor conteúdos programáticos não aprendidos pelos estudantes durante a pandemia, além de proporcionar um diagnóstico em relação ao nível de conhecimento do estudante, por área de conhecimento, possibilitando ao professor, uma reanalise dos planejamentos, de modo a atender a real necessidade do educando”.
O Plano de Recomposição da Aprendizagem da Unidade Escolar contará com diversas ações durante o ano de 2022: aplicação de simulados, gincanas pedagógicas, projetos de leitura, produção textual e atividades multidisciplinares.