ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Enem abre inscrições nesta quarta-feira para provas digital ou impressa

O Campo Grande News traz algumas informações essenciais para interessados se inscreverem no exame

Guilherme Correia | 30/06/2021 09:34
Fila de estudantes que fizeram último Enem, já na pandemia, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fila de estudantes que fizeram último Enem, já na pandemia, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 estão abertas a partir desta quarta-feira (30), até 14 de julho. Interessados poderão se inscrever na Página do Participante, e o Campo Grande News traz algumas informações para quem for fazer as provas.

Precisa pagar para fazer o Enem? A resposta é sim, para aquelas que não solicitaram e foram contemplados pela isenção do valor de R$ 85.

Participantes poderiam pedir isso, desde que comprovada as condições socioeconômicas, e os resultados finais desses de quem teve o pedido aceito foram divulgados pelo solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na mesma página.

Isentos ou não, quem tiver interesse deverá realizar essa inscrição. Quem for pagar taxa, terá de emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) e efetuar o pagamento.

Como serão as provas? Serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Desta vez, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.

Como fazer a inscrição?  Na Página do Participante, clique em "Inscrição". Em seguida, como forma de segurança, selecione a imagem da pergunta que é feita.

Na sequência, deve-se inserir número do CPF e data de nascimento e clicar em “Iniciar a inscrição”.

Após a identificação inicial, clique em "próximo" e depois preencha dados pessoais e endereço que serão solicitados. Em “atendimentos” será perguntado se o participante precisa de atendimento especializado, e depois terá de escolher entre inglês ou espanhol para decidir qual será a prova de língua estrangeira.

A próxima etapa é informar situação de escolaridade do participante. Ainda que o Enem seja focado em quem concluiu Ensino Médio, os treineiros poderão fazer o exame deste ano, apenas na versão impressa.

Em seguida, preencha o questionário socioeconômico, etapa obrigatória para a inscrição, e informe os contatos para que o Inep envie ao participante informações sobre as provas. Além disso, deve-se escolher qual modalidade será adotada, impressa ou digital.

Inseridos estado e cidade, o sistema permitirá enviar a inscrição, que será confirmada com o pagamento da GRU.

Enem digital ou impresso (tradicional)? Na inscrição, o participante escolhe entre as duas opções disponíveis.

Vale destacar que serão 101,1 mil vagas no Enem Digital, que será aplicado nos locais de prova, não havendo opção de prestar o exame em casa.

Desta vez, a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova superampliada e com contraste, destinada a pessoas com baixa visão, e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Datas e horários da prova - As inscrições e pedidos de atendimento especializado podem ser feitas de hoje até 14 de julho, com pagamento de inscrição até 19 de julho. Pedidos de tratamento pelo nome social entre 19 e 23 de julho.

As provas serão aplicadas em dois domingos - nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, 2021.

Os portões abrirão às 11h (de MS), e fecharão às 12h. A prova está prevista para começar às 12h30 e acabar às 17h no primeiro dia, e 17h30 no segundo dia.

E a pandemia? Segundo o edital, será obrigatório uso de máscaras de proteção facial durante a aplicação da prova, além do uso de álcool em gel para higienização das mãos.

Essas medidas têm por objetivo reduzir o risco de infecção pelo coronavírus, sendo importante ressaltar que não seguir os protocolos de prevenção leva à eliminação do participante.

Mais informações, divulgadas pelo próprio órgão, podem ser conferidas neste link.

Nos siga no Google Notícias