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Educação e Tecnologia

Facilidade de horários mantém Ensino à Distância em alta mesmo no pós-pandemia

Modalidade ajuda estudantes a adaptarem rotina com horários flexíveis

Por Izabela Cavalcanti | 18/10/2023 11:43
Letycia Thamara estuda à distância, pelo computador, a qualquer hora do dia (Foto: Arquivo pessoal)
Letycia Thamara estuda à distância, pelo computador, a qualquer hora do dia (Foto: Arquivo pessoal)

O EaD (Ensino à Distância) tem ganhado espaço e mais aceitação a cada ano. A modalidade foi normalizada pela pandemia, mostrando um cenário mais flexível para os estudos.

Conforme dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação), o EaD chegou a 3,1 milhões de alunos, enquanto o presencial foi de 1,6 milhão no ano passado.

A flexibilidade nos horários foi o que atraiu a social media Letycia Thamara, de 23 anos, a fazer pós-graduação de Marketing nesta modalidade.

“A facilidade de poder estudar nos horários disponíveis e nem sempre convencionais, como em um domingo, às 18h. Assim como o presencial, há dias nos quais é difícil obter o foco, seja cansaço, ou outros compromissos, mas esta é a principal diferença, eu posso voltar depois, reler, rever e assim ter menos perda de conteúdo. Perdi uma anotação importante? Basta um clique e posso revê-la”, destacou.

Em resposta ao Campo Grande News, o reitor da Uniderp, Cristiano Miranda Cupertino, explica que não se trata de uma preferência comparada ao presencial, mas sim do entendimento de que a modalidade atende as necessidades do dia a dia.

“Após o período mais severo da pandemia, houve uma aceitação maior pelos cursos EaD. Não se trata de uma preferência em detrimento do presencial, mas sim uma compreensão de que se trata de uma modalidade que atende à necessidade das pessoas, principalmente, da classe de jovens trabalhadores”, pontuou.

Cupertino ressalta as vantagens, como a ampla flexibilidade nos horários e a possibilidade de desenvolver a própria rotina de estudos.

Mapa mostra evolução dos estados com alunos matriculados em Polo Ead, entre 2014 e 2022 (Foto: Reprodução/Censo Superior 2022)
Mapa mostra evolução dos estados com alunos matriculados em Polo Ead, entre 2014 e 2022 (Foto: Reprodução/Censo Superior 2022)

A pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Rúbia Renata Marques, destaca que é notado aumento na procura pela educação a distância.

“Quando a gente faz o comparativo com as matrículas do ensino presencial, vemos essa tendência do aumento na procura da educação a distância e uma baixa na procura no presencial”, disse.

Dados - Conforme dados da pesquisa, a proporção de concluintes do Ensino Médio inscritos no Enem ficou em 51,3% em Mato Grosso do Sul.

Em 2022, a matrícula na rede federal estava presente em 914 municípios brasileiros, por meio de campi com cursos presenciais ou de polos EaD. São 103 municípios na região Norte; 293, no Nordeste; 248, no Sudeste; 175, no Sul; e 95, no Centro-Oeste.

De acordo com o Inep, para os cursos EaD, não é possível atribuir as vagas ofertadas por unidade da Federação e município, pois um mesmo curso pode ter diferentes locais de oferta e em regiões diferentes.

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