Gabarito do Passe da UFMS estará disponível na terça-feira
O prazo para recurso, de acordo com o edital, é no dia 12 e 13 de dezembro; resultados só em 2025
O gabarito oficial das provas do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) será divulgado no próximo dia 10. O espelho da redação estará disponível no dia 12, mesma data em que se abrirá o prazo para recursos, que se estenderá até o dia 13. O resultado preliminar será divulgado em janeiro e o resultado final está previsto para o início de fevereiro.
Cerca de 17 mil candidatos participaram neste domingo (8) das provas das 1ª, 2ª e 3ª etapas do Passe UFMS 2025. As avaliações presenciais ocorreram em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. O programa é voltado para alunos do Ensino Médio, que realizam três provas objetivas, com 60 questões de múltipla escolha, ao final de cada ano letivo. Na terceira etapa, há também a elaboração de uma redação.
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular e Passe UFMS, Anderson Viçoso, comemorou o aumento no número de inscritos. “No Vestibular, tivemos cerca de 20 mil candidatos e agora no PASSE UFMS, cerca de 18 mil. Ficamos muito felizes com esse crescimento. É importante abrir as portas para este tipo de processo seletivo, que é diferente do Vestibular, tem uma concorrência menor e permite a entrada direta do terceiro ano, o que é muito relevante para a Universidade”, afirmou.
Viçoso destacou ainda a característica democrática do PASSE em relação ao conteúdo exigido. “Eles fazem a prova no primeiro ano, somente com o conteúdo do primeiro ano; no segundo ano, somente o conteúdo do segundo ano; e no terceiro ano, o conteúdo específico desse ano, mais a redação. Tudo é somado, e o candidato escolhe o curso na terceira etapa. É um processo seletivo com a mesma quantidade de vagas do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], e estamos observando uma procura muito significativa”, explicou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.