ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Mesmo prestes a concluir o Enem, não é hora de relaxar, reforçam professores

É preciso manter equilíbrio entre estudos e descanso para enfrentrar calendário das provas que ainda virão

Por Idaicy Solano e Natália Olliver | 11/11/2023 09:17
Candidatos para o primeiro dia de prova do Enem, na faculdade Uniderp, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos para o primeiro dia de prova do Enem, na faculdade Uniderp, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece amanhã (12), com prova de Ciências da Natureza e de Matemática. Após o exame, os candidatos ainda terão uma lista de vestibulares para fazer, então o foco continua e não é hora de relaxar.

O professor de matemática Luiz Henrique Almeida de Souza do Nascimento, 31 anos, lembra que tem que haver um equilíbrio entre estudos e descanso. "Não adianta o aluno se esforçar demais às vésperas da avaliação e chegar no dia exausto".

O ideal, segundo o professor, é aproveitar o momento entre um vestibular e outro para relembrar alguns conceitos básicos, resolver exercícios, mas sem esquecer de fazer as devidas pausas.

Também professor de matemática, Higor Tosta parte da teoria de que o vestibulando está "no meio da escada", ou seja, ainda tem um caminho para percorrer, até chegar ao final da fase das provas. "Tem muitos vestibulares até 17 de dezembro, todo final de semana tem prova. Relaxar é só no Natal".

'Relaxar, ainda não' - "Descansar somente depois da última prova", diz a Evelyn Santos Silva, 18 anos, que vai fazer a segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (12). Concluir os dois dias de prova será um "alívio de primeira etapa concluída" para a jovem, mas com outros vestibulares batendo na porta, o momento ainda não é de "relaxar".

Evelyn já está formada no ensino médio e dedicou o ano de 2023 para se preparar para os vestibulares. Ela almeja uma vaga no curso superior de Agronomia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ou da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul). "Me dediquei em aprender o que a prova realmente cobrava".

Após o segundo dia de Enem, a candidata irá se preparar para o vestibular da UFMS, que acontece no início de dezembro.

"Revisar o conteúdo e treinar redação, porque o método de correção é diferente, é super importante, mas acho necessário um dia antes das provas descansar para ter um bom desempenho no dia", avalia a jovem.

Enem - Em MS, 47 mil candidatos estavam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio. O índice de abstenção no primeiro dia foi de 14.004 (29,5%), número inferior ao verificado em 2022, quando houve cerca de 15 mil (30%) faltantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias