ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Pais e professores vão definir como será reforma de escolas municipais

Prefeitura vai ouvir comunidade escolar para definir como será usado dinheiro da revitalização nas unidades

Jéssica Benitez e Caroline Maldonado | 24/04/2023 12:23
Prefeita Adriane Lopes (Patriota) lançou programa para reforma de escolas (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)
Prefeita Adriane Lopes (Patriota) lançou programa para reforma de escolas (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)

Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (24), projeto que unirá pais de alunos, professores e Executivo para a revitalização de todas as unidades educacionais pertencentes à Reme (Rede Municipal de Ensino). O processo visa deixar nas mãos da APM (Associação de Pais e Mestres) determinação do que será feito dentro de cada escola. Para isso, serão disponibilizados R$ 40 milhões de recursos próprios do município. O cronograma de obras, ainda em construção, prevê entrega até março do ano que vem.

De acordo com a prefeita, Adriane Lopes (Patriota), o objetivo é deixar a definição das melhorias a cargo de quem de fato conhece o cotidiano e as necessidades escolares e, de quebra, unir todos que cuidam da harmonia no ambiente escolar.

“Convidamos os pais, as mães, os professores, para que nos ajudem. Porque os alunos precisam da presença dos pais. Os últimos dias foram bem difíceis, fomos muito cobrados, então este projeto vai trazer também o resgate da participação dos pais no convívio com os alunos dentro das escolas”, disse durante o lançamento do programa na manhã desta segunda-feira (24).

A fala faz alusão ao clima de tensão instalado após ataque em creche em Blumenau (SC) que culminou na morte de quatro crianças e deixou outras quatro feridas, além de desencadear série de falsas notícias e ameaças de novos ataques em todo o Brasil.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, os engenheiros do Município irão se reunir com a AMP para receber as demandas. Após levantamento e análise do que será feito em cada unidade, a disponibilização do recurso será publicada em Diário Oficial. Quinze unidades já passaram por revitalização, sendo que as outras 190 passarão pelo mesmo processo.

Os valores disponibilizados não serão uniformes, vão atender ao que cada escola precisa. “Umas demandam mais, outras menos”, explicou o secretário. As aulas não serão prejudicadas e as obras feitas de forma simultânea em toda a Reme. “Como não é ampliação, é só revitalização, é mais tranquilo”, completou Lucas ao dizer que o calendário escolar não sofrerá prejuízo.

Entregues – Já foram reformadas as Emeis (Escolas de Educação Infantil): Aero Rancho, Bom Pastor, Olinda Toshimi Nishio Nassu e Ayd Camargo. Estão em processo de reforma Piratininga e Neida Gordin.

Já as escolas Consulesa Maksoud Trad, Darthesy Novaes, Plínio Barbosa Mendes, José Dorilêo de Pina, Luiz Cavallon, Antônio Lopes Lins, Alcídio Pimentel, Hércules Maymone e Etalívio Pereira Martins estão em obra.

Veja no mapa abaixo quais unidades serão revitalizadas.

* Matéria editada às 15h53 para atualização de informações.

Nos siga no Google Notícias