ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Projeto disponibiliza acervo fotográfico com 386 espécies de peixes de MS

As imagens foram capturadas em condições que reproduzem os ambientes naturais dos peixes, explica pesquisador

Mylena Fraiha | 08/09/2023 17:15
Dois peixes fotografados por pesquisador da UFMS (Foto: Divulgação)
Dois peixes fotografados por pesquisador da UFMS (Foto: Divulgação)

O projeto “Peixes do Mato” irá disponibilizar acervo fotográfico com mais de 300 fotos de espécies de peixes da região do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso do Sul no final deste ano. O objetivo é promover a divulgação científica e contribuir para a pesquisa internacional na área.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Paulo Robson de Souza, do Inbio (Instituto de Biociências), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o acervo possuí um diferencial, uma vez que as fotografias foram capturadas em condições que reproduzem os ambientes naturais de ocorrência dos peixes.

“Isto é importante porque, geralmente, publicações especializadas usam fotos de peixes mortos e fixados, sem coloração, devido à dificuldade de obtenção de registros naturalísticos”, complementa Paulo, que tem fotografado os peixes desde 1993.

Peixe da espécie Mato-grosso Hyphessobrycon eques (Foto: Divulgação)
Peixe da espécie Mato-grosso Hyphessobrycon eques (Foto: Divulgação)

Segundo Paulo, o projeto "Peixes do Mato" não se limita apenas a fornecer fotos, mas também inclui informações detalhadas em português e inglês sobre as espécies, suas histórias de vida e outras características importantes. “Eu e uma equipe de profissionais especialistas em taxonomia de peixes de água doce e ecologia de ambientes aquáticos organizamos as fotografias e as informações, em português e inglês, sobre as espécies”.

Além disso, o acervo será disponibilizado na plataforma iNaturalist, que é um repositório de ciência cidadã de alcance mundial, permitindo o compartilhamento de descobertas sem necessidade de autorização prévia dos autores. A plataforma é uma iniciativa conjunta da Academia de Ciências da Califórnia (EUA) e da National Geographic Society.

Acervo - Com mais de 300 fotos de 386 espécies de peixes, o acervo possui fotografias que foram tiradas desde a década de 90.

Peixe da espécie Melanorivulus rossoi (Foto: Divulgação)
Peixe da espécie Melanorivulus rossoi (Foto: Divulgação)

De acordo com Paulo, o  processo de seleção das fotos no projeto é conduzido em duas etapas distintas. A primeira abrange registros fotográficos datados de 1993 até 1999, feitos em suporte analógico. Já a segunda compreende fotos em formato digital a partir do ano 2000.

O coordenador do projeto destaca que há critérios que norteiam a escolha das imagens. Segundo ele, os critérios abrangem a qualidade técnica das fotografias, como foco, posição dos animais, enquadramento e iluminação.

Também é considerada nas fotografias a capacidade de observação de características diagnósticas ou relevantes para estudos de história natural e comportamento, tais como dentes, escamas e coloração, entre outros aspectos que se mostram fundamentais para a compreensão das espécies.

Além da seleção das imagens, o projeto contempla a elaboração de textos explicativos em português e inglês. De acordo com Paulo, estes textos têm como objetivo principal evidenciar informações relevantes relacionadas à taxonomia, história natural e comportamento das espécies, possibilitando sua observação nos registros fotográficos.

Após a seleção e descrição das fotos, elas são georreferenciadas e os textos são revisados antes de serem depositados na plataforma iNaturalist.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias