ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Roupas leves e muita água são aliadas contra calorão no 2º dia do Enem

Teve quem precisou de água de coco tanto por causa do calor quanto pelo nervosismo

Por Lucia Morel e Idaicy Solano | 12/11/2023 12:02
Maria Eduarda se protege do sol antes de entrar em sala para a prova. (Foto: Idaicy Solano)
Maria Eduarda se protege do sol antes de entrar em sala para a prova. (Foto: Idaicy Solano)

A temperatura de 37ºC em Campo Grande fez candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se prepararem contra o calorão neste domingo. Roupas leves, muita água e abanos fizeram parte da espera para entrar nas salas das provas. Teve quem precisou de água de coco tanto por causa do calor quanto pelo nervosismo de enfrentar o segundo dia do exame.

É o caso da Lavínia Letícia Ramos Paim, de 18 anos. Se abanando com a mão todo tempo, ela demonstrava não apenas estar com calor, mas também bastante ansiosa. “Eu tive até que comprar a água de coco, porque estava passando mal já, porque lá dentro eu vou ficar muito tensa, já estou muito nervosa. Eu trouxe garrafa de água também”, relatou.

No kit que levou para dentro da sala havia refrigerante bem gelado e salgadinhos. “O calor influenciou, porque eu trouxe refrigerante muito gelado e salgadinhos. E está muito quente mesmo”, disse. Ela vestia calça de tecido leve, cropped e sandália.

“A parte de baixo por causa do ar-condicionado da sala. Fica meio resfriada, mas nada demais, tá muito calor aqui fora, então eu creio que lá dentro vai estar mais ou menos”. Ela realizou a prova na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Bastante nervosa, Lavínia aproveitou os momentos antes da prova para tomar água de coco. (Foto: Idaicy Solano)
Bastante nervosa, Lavínia aproveitou os momentos antes da prova para tomar água de coco. (Foto: Idaicy Solano)

Já na Escola Estadual Hércules Maymone, a sala onde Maria Eduarda de Matos Barbosa, 17, prestou a prova na semana passada vai ser a mesma hoje e o espaço só conta com ventilador. “Estava muito quente semana passada. Eu não me recordo do ventilador estar funcionando, mas eu acho que não. Então, a gente por conta própria mesmo, como eu disse, tem que vir com uma roupa mais leve”, avaliou.

Bebendo muita água mesmo antes de entrar para o exame, Maria Eduarda lembrou que o próprio edital do Enem pede que os candidatos levem garrafinha. “Já no edital eles já avisam, né? Para levar uma garrafinha de água, porque não é sempre que a gente tem copo descartável ou algo para a gente poder tomar”.

O documento fala também sobre a vestimenta em caso de frio ou calor, indicando para levar casaco porque “pode ser que em algumas universidades ou escolas tenham ar-condicionado. Mas na maioria das vezes não se tem, então tem que vir com uma roupa mais leve”, comentou.

Neste domingo, 33 mil candidatos prestam a prova que terá 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Nos siga no Google Notícias