ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Após quase 30% de abstenção, Enem leva 33 mil candidatos de MS a 2º dia de prova

O total de estudantes aptos à realizar o exame leva em conta desitência registrada no domingo passado

Por Lucia Morel | 12/11/2023 07:34
Candidatos entrando em local de prova na semana passada. (Foto: Juliano Almeida)
Candidatos entrando em local de prova na semana passada. (Foto: Juliano Almeida)

O segundo e último dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo e levará 33 mil candidatos aos locais de prova. Hoje, os testes terão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

O total de candidatos aptos à realizar a prova leva em conta abstenção registrada no domingo passado (5) quando esperava-se 47 mil participantes, mas houve abstenção de 29,5%, o mesmo que 14.004 pessoas.

O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizará a aplicação das provas do Enem em 41 municípios de Mato Grosso do Sul, com 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também