ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

A alta abstenção nas eleições de 2024 é desinteresse ou protesto?

Responda à enquete ao fim da matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas redes sociais do jornal

Por Murilo Medeiros | 28/10/2024 08:03
Cabine de votação vazia em seção eleitoral de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Cabine de votação vazia em seção eleitoral de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Somando o número de pessoas que votaram nulo ou branco e os que não foram votar nesse segundo turno, 34,8% dos eleitores preferiram deixar de escolher em Campo Grande. Qual o significado desta alta abstenção? Responda na enquete desta segunda-feira (28) se é "desinteresse" ou "protesto".

Responda à enquete ao fim desta matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas redes sociais do jornal. A pesquisa não tem caráter científico e visa apenas refletir a opinião dos leitores.

Neste segundo turno, 184.812 pessoas não foram às urnas na Capital. Isso corresponde a 28,6% do eleitorado total. Entre os que foram às urnas, 6,2% não escolheram nenhuma das candidatas. Foram 16.871 votos nulos (3,66%) e 11.704, em branco (2,54%). Somando todos esses números, mais de um terço dos eleitores preferiram não escolher o futuro da cidade onde moram.

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Carlos Eduardo Contar, considera que o percentual de abstenção, maior que o do primeiro turno, foi alto. “A responsabilidade é do próprio eleitor. Aqueles eleitores que se sentiram obrigados ou desejosos de comparecer, assim o fizeram. Aqueles que não fizeram, assumem a mesma responsabilidade dos que votaram”, afirmou ao término da apuração.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

A alta abstenção nas eleições de 2024 é:

Desinteresse

63%

Protesto

37%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
Nos siga no Google Notícias