Enquete: 52% das mulheres não gostariam de se alistar nas Forças Armadas
Governo Federal definiu regras para o Serviço Militar voluntário feminino, em decreto publicado quarta-feira
A enquete do Campo Grande News desta quinta-feira (29) foi dedicada às mulheres e dividiu as leitoras. A maioria, 52%, disse que não gostaria de se alistar nas Forças Armadas. Outras 48% votaram que têm vontade de fazer o serviço militar voluntário.
Decreto publicado na quarta-feira, no Diário Oficial da União, passa a permitir que mulheres façam o Serviço Militar voluntário. O alistamento poderá ser feito de janeiro a junho do ano em que a pessoa completar 18 anos.
Até agora, as Forças Armadas só recebiam mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo. Atualmente, as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo.
O recrutamento terá início em 2025 e a incorporação a uma das organizações militares da Marinha, Exército ou Aeronáutica, a partir de 2026. Inicialmente, serão ofertadas 1,5 mil vagas. Após a incorporação, a militar fica sujeita aos direitos, deveres e penalidades das Forças Armadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.