Para 97% dos leitores, rede de proteção à criança precisa ser melhorada
Governo do Estado pretende criar centro de atendimento à criança nos moldes da Casa da Mulher Brasileira
Na enquete desta quinta-feira (9), o Campo Grande News quis saber se você, leitor, acha que o sistema de proteção à criança precisa ser melhorado. Para 97% dos leitores, a resposta é "sim". Apenas 3% dos leitores que selecionaram a opção “não” declaram estar satisfeitos com o sistema.
Nas redes sociais do jornal, os leitores comentaram sobre a necessidade de uma “reconstrução” do sistema de acolhimento às crianças vítimas de violência. O leitor João Guilherme Mansilha comentou que “o que existe está em ruínas, se é que existe!”.
A leitora Sidy Marciel comentou que “em relação a crimes cometidos contra crianças as leis são muito brandas”.
As leitoras Rosalina Rodrigues e Karla Farias disseram que é importante melhorar o sistema pois as providências só são tomadas quando algo grave ocorre. “Os últimos acontecimentos só demonstram o quanto esse sistema é falho”, comentou Karla. “Com urgência por que só depois que mata aí que vão fazer alguma coisa. Aí já é tarde demais”, disse Rosalina.
Nesta quinta-feira (9), o governo de Mato Grosso do Sul publicou portaria estabelecendo uma comissão para estudar e elaborar projetos para criação do Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar da Criança e do Adolescente. Os delegados da comissão têm 20 dias para apresentar o relatório.
A proposta é de que o Centro seja instalado em todos os municípios do Estado e funcione aos moldes da Casa da Mulher Brasileira em que a vítima passa por triagem, atendimento psicossocial, registro de ocorrência e exames de corpo de delito, se for necessário.