Para leitores, Pantanal está queimando por falta de fiscalização
Somente em janeiro deste ano foram 115 registros de evento de fogo
A maioria dos leitores, 59%, informou na enquete do Campo Grande News de quinta-feira (1°), que acredita que o Pantanal queima devido a falta de fiscalização. Outros 32% responderam que seria por "ação natural", seguidos de 8% que acreditam que a causa seja a ineficiência no combate ao fogo.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Corumbá a Serra do Amolar, é área de difícil acesso e foram horas de deslocamento para chegar até local. A área atingida pelo fogo não era queimada desde 2020, segundo o IHP (Instituto do Homem Pantaneiro). A corporação explica, em nota, que foi preciso rodear a ilha para chegar no foco do incêndio, que agora está extinto.
Conforme o Painel do Fogo, em janeiro foram registrados 115 eventos de fogo, isto é, um agrupamento de focos de calor. O mesmo período, no ano passado, houve o registro de 28 eventos de fogo, um aumento de 310%.
No dia 31, a fumaça do incêndio que ocorria em Miranda chegou à cidade. Segundo os Bombeiros, o fogo também foi controlado e mesmo assim os militares mantêm as atividades com pá carregadeira, trator de lâmina e de grade.