Você é a favor ou contra a venda de autoteste de covid no Brasil?
Ministério da Saúde enviou o pedido para a liberação dos autotestes na quinta (13) para a Anvisa
Muito populares nos Estados Unidos e na Europa, os autotestes para covid-19 ainda são proibidos no Brasil, mas até amanhã (18), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve aprovar se esse tipo de teste poderá ser comercializado ou não no País.
Por isso, na enquete do Campo Grande News desta segunda-feira (17), queremos saber se você é a favor ou contra a venda de autoteste de covid no Brasil ou não. Responda a pergunta no final da matéria ou na página inicial do site.
Com o aumento de casos da doença, as filas enormes em todo País e o risco dos testes disponibilizados atualmente ficarem em falta, o Ministério da Saúde enviou os documentos solicitando aprovação para a venda de autotestes no Brasil. A própria pessoa é quem compraria o teste na farmácia e faria sozinha o exame, em casa ou em qualquer lugar que estivesse no momento.
Diante da explosão de casos da variante Ômicron, a agência entendeu que a resolução atualmente em vigência no País, que proíbe esse tipo de testagem para covid, tem que ser revista a partir de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde. As negociações para aprovar o autoteste no Brasil começaram em dezembro de 2021, em reunião com o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz.
Os autotestes são tipo teste rápido de antígeno, porém a OMS (Organização Mundial de Saúde) não recomenda a sua ampla utilização. Entre os problemas apontados para a disseminação do autoteste, está a falta de habilidade do cidadão comum em manusear o material e a falta de notificação oficial da doença às autoridades de saúde pública em caso de resultado positivo.