Você tem o hábito de usar o cinto de segurança no banco de trás do carro?
Responda nos comentários a enquete desta segunda-feira; uso é obrigatório por lei no Brasil
Enquete desta segunda-feira (4) pergunta aos leitores do Campo Grande News se têm hábito de usar o cinto de segurança no banco de trás do carro, o que é obrigatório por Lei, em todo o Brasil. Para responder, vote com sim ou não ao final desta matéria, ou na capa do jornal.
No CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a obrigatoriedade de utilização do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos automotores, inclusive no banco traseiro. A não utilização do equipamento é uma infração de trânsito grave, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23.
No entanto, alguns brasileiros não têm o hábito de usar o item neste momento - pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que apenas 50,2% da população afirmam sempre usar o cinto quando estão no banco traseiro de carro, van ou táxi.
"O cinto na parte traseira do veículo reduz mais o risco de morte, pois, em uma colisão, impede que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona", diz publicação da pasta federal.