Após sequência negativa de MS, gestão do futebol é debatida em evento
Evento foi realizado de forma online e trouxe nomes da CBF para discutir o futebol profissional de Mato Grosso do Sul
O mau momento enfrentado pelo futebol sul-mato-grossense, com perda da segunda vaga na Copa do Brasil para o Espírito Santo - definido em ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que leva em consideração o desempenho nas competição nacionais - fez com que o brio de alguns se agitassem no Estado.
Somasse a isso a ascensão do Cuiabá, hoje principal clube do estado vizinho e rival, Mato Grosso, que conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão 2021, duas goleadas - que somadas dão 11 a 0 - com dupla eliminação na Copa Verde.
Um conjunto de fatores que fez com que os gestores esportivos regionais buscassem refletir e discutir mais o futebol de Mato Grosso do Sul, iniciando uma sequência de ações em prol da evolução esportiva do Estado.
A primeira foi a realização do Seminário de Gestão do Futebol profissional, evento online e aberto ao público, inclusive com sua gravação disponível no Facebook da Fundesporte (Fundação de Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul) para os que quiserem acompanhar as conversas posteriormente.
Contando com a participação de nomes da CBF e também da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) entre os palestrantes, o evento começou no período da manhã e vai terminar nesta tarde, com a íntegra podendo ser conferida no fim do texto.
Entre 9h e 12h, conversaram com o público Manoel Flores, diretor de competições da CBF que abordou cenários e perspectivas para o futebol profissional brasileiro, além do proprietário do Cuiabá e atual presidente da federação mato-grossense, Aron Dresch.
Outro que participou do evento foi Cristiano Dresch, vice-presidente do clube Dourados, que falou sobre a estrutura, funcionamento e ascensão do Cuiabá - recentemente ele também conversou sobre o clube com a reportagem do Campo Grande News.
Já no período da tarde, a programação do evento conta com discussões sobre contratos, registro e transferência de jogadores profissionais, tema palestrado pelo diretor deda CBF, Reynaldo Buzzoni, e captação de recursos e marketing no futebol, palestrado por Fábio Ritter, gerente de marketing da CBF.
Abaixo, os links para assistir ao evento, pelo Facebook, com toda programação:
- Políticas públicas para o futebol em MS
Marcelo Ferreira Miranda – diretor-presidente da Fundesporte - Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Profissional Série A 2021
Francisco Cezário – presidente da FFMS - Futebol profissional no Brasil - Cenário e Perspectivas
Manoel Flores – diretor de Competições da CBF - Projetos de futebol de base e apoio aos clubes em Mato Grosso
Aron Dresch - presidente da Federação Mato-grossense de Futebol - Estrutura, funcionamento e ascensão do Cuiabá Esporte Clube
Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá
- Contrato, registro e transferência do jogador profissional
Reynaldo Buzzoni – diretor de Registro e Transferência da CBF - Captação de recursos e marketing no Futebol
Gilberto Ratto – diretor de Marketing da CBF - Lei Nacional de Incentivo ao Esporte – N. 11.438/2006
Othon Barbosa – assessor da presidência da Fundesporte - Perspectivas de patrocínio no futebol em MS
Eduardo Pereira Guedes Neto – especialista em Marketing Esportivo