Atleta de MS desiste do mundial para focar no brasileiro de paracanoagem
Roberto Pellin garantiu o índice para mundial, mas investimento e prazo para treinos obrigou a mudar o foco
O atleta sul-mato-grossense Roberto Giovani Pellin, conhecido como "Beto", conseguiu no último final de semana durante a seletiva nacional em Brasília, uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem, que será realizado de 15 a 19 de setembro em Copenhague, capital da Dinamarca.
Apesar da conquista, o atleta decidiu “abrir mão” da vaga devido o alto investimento e para seguir trinando para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado no mesmo mês na cidade de Cascavel no Paraná.
“Por não ser competição olímpica, a confederação dá apenas o direito de representar o Brasil, mas não custeia os gastos com passagens e hospedagens que são muito caros. Como está muito em cima da hora vou deixar para o próximo mundial, lá a competitividade é muito alta então vou me preparar melhor para representar melhor o País”, comentou Beto.
A competição em que paratleta conquistou o índice foi realizada pela Federação Brasiliense de Canoagem e teve a participação de 22 atletas de várias regiões do Brasil. Na seletiva, apenas o atleta sul-mato-grossense e o carioca Carlos Glenndel Moreira conseguiram bater índice que garante a vaga no mundial.
Mesmo treinando por conta própria em Bonito, na seletiva disputada na categoria VL1 – 200 metros, Beto marcou o tempo de 01:11,260, que em sua avaliação está abaixo do que espera. “Poderia ter sido melhor, no dia estava ventando muito, me deu muita cãibra. Vou focar no Campeonato Brasileiro que será disputado em Cascavel no mesmo mês”, disse o atleta que já conquistou o Campeonato Brasileiro em 2021 e Copa Brasil de Canoagem em 2019.