COB adiciona quatro modalidades e tira futsal dos Jogos da Juventude
Águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo se juntam a outras 15 modalidades nos jogos de Ribeirão Preto
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou neste mês a inclusão de quatro modalidades olímpicas nos Jogos da Juventude. A partir da próxima edição em Rio Preto, no interior de São Paulo, águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo se somam a outras 15 modalidades. Evento está previsto para acontecer entre o dia 1 e 16 de setembro.
Os jogos reúnem atletas de até 17 anos de todas as regiões do Brasil. No entanto, o futsal foi retirado da lista das modalidades. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, Kenji Saito, foi por questão de prioridade. “Estamos em constante evolução, dando oportunidade para que mais modalidades olímpicas façam parte dos Jogos da Juventude".
Além das quatro novas modalidades, fazem parte dos Jogos da Juventude o atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e wrestling.
O presidente do COB informou que um dos objetivos da entrada das modalidades é difundir mais as práticas. "Com a entrada de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo, vamos aumentar o impacto destas modalidades em todo o território nacional. A realização dos Jogos da Juventude é uma das formas de auxiliar as Confederações Brasileiras Olímpicas a massificarem suas modalidades pelo país”.