Com 48 etnias, sorteio da 1ª Taça dos Povos Indígenas será na quinta-feira
Primeira etapa do torneio será em novembro na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso de Goiás (GO)
O primeiro campeonato oficial de futebol entre indígenas do Brasil deve reunir 2400 atletas de 48 etnias de todo o País. O sorteio das chaves da Taça dos Povos Indígenas acontece nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, às 10h30 (de MS).
O evento tem o apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o sorteio será transmitido pelo canal no Youtube da entidade. O início do torneio está marcado para o dia 26 de novembro, na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso de Goiás (GO).
A Taça dos Povos Indígenas será dividida por região, em quatro etapas. Na primeira, entre os dias 26 e 30 de novembro, se enfrentam atletas do Centro-Oeste. As outras três (Nordeste, Sul/Sudeste e Norte) serão realizadas entre fevereiro e junho de 2025. Todas elas terão fase de grupos, classificatórias e finais.
Doze etnias, com 600 atletas, participam da etapa Centro-Oeste da competição. São elas: rikbaktsá, kayapó, krahô, karajá, kadiwéu, terena, kalapalo, bororó, guarani-kaiowá, xunaty, yawalapiti e xerente.
Cada etnia terá um time masculino e outro feminino. A participação é gratuita, com todos os gastos custeados pela organização do evento. Além da competição esportiva, também haverá shows, apresentações típicas, momentos de interação e formação.
De acordo com a CBF, o objetivo da Taça dos Povos Indígenas é valorizar a cultura e as tradições dos povos originários, oferecer oportunidades de inclusão social e fazer do futebol uma plataforma de desenvolvimento e aprendizado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.