Com brasileiro na disputa, Fifa entrega prêmio Puskás nesta segunda
Cerimônia da Fifa começa a partir das 16h (de MS) em Paris e também premia o melhor jogador do mundo em 2022
A Fifa entrega nesta segunda-feira (27), a partir das 16h (de MS), em Paris, a premiação para os melhores jogadores, técnico, torcedor e gol de 2022. O atacante Richarlison é o único brasileiro que disputa um dos troféus a serem entregues.
Ele concorre ao Prêmio Puskás pelo gol marcado de voleio contra a Sérvia na primeira fase da Copa do Mundo. O golaço do camisa 9 da Seleção Brasileira foi eleito o mais bonito do Mundial do Catar. A votação para o vencedor é popular e concorre com o francês Dimitry Payet (Olympique de Marselha) e o polonês Marcin Oleksy (Warta Poznan).
O prêmio 'The Best' de melhor jogador do mundo será disputado entre três finalistas da Copa do Mundo: o argentino Lionel Messi e os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema. Os dois primeiros atuam pelo Paris Saint-Germain e o outro pelo Real Madrid.
O favorito para disputa é o capitão argentino, que foi eleito o melhor da Copa do Mundo. Já Mbappé tem o triunfo de ter sido o artilheiro com oito gols, sendo três na final. Benzema foi um dos pilares do Real Madrid para conquista da UEFA Champions League.
O Brasil também está representado com a treinadora Pia Sundhage, da Seleção Brasileira feminina. Ela disputa o prêmio de melhor treinadora contra Sarina Wiegman (Inglaterra) e Sonia Bompastor (Lyon).
Os melhores treinadores do futebol masculino tem o argentino Lionel Scaloni (Seleção Argentina), Carlo Anchelotti (Real Madrid) e Pep Guardiola (Manchester City). A melhor jogadora do mundo será Alex Morgan (San Diego Wave e Estados Unidos), Alexia Putellas (Barcelona e Espanha) ou Beth Mead (Arsenal e Inglaterra).
Os goleiros que disputam o prêmio de melhor do mundo são Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina), Thibaut Courtois (Real Madrid e Bélgica) e Yassine Bounou (Sevilla e Marrocos). A melhor goleira do mundo será Ann-Katrin Berger (Alemanha e Chelsea), Christiane Endler (Chile e Lyon) ou Mary Earps (Inglaterra e Manchester United).
Já o prêmio de melhor torcedor de 2022 tem destaque para a torcida argentina e o apoio na Copa do Mundo, os japoneses e a limpeza nos estádios do Mundial e o torcedor saudita Abdullah Alsulmi, que atravessou o deserto da Arábia Saudita para acompanhar a Seleção.