Com goleada diante Coritiba, Botafogo amplia liderança na Série A
Partida foi disputada no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ); placar final: 4 a 1
Com goleada, o Botafogo venceu o Coritiba por 4 a 1 em partida válida pela 17ª rodada da Série A no Campeonato Brasileiro de 2023. O jogo aconteceu na tarde deste domingo (30), no Estádio Nilton Santos, que fica no Rio de Janeiro, e registrou 43.071 pessoas presentes, sendo um número recorde para o estádio neste ano.
Com a vitória o time Alvinegro atingiu 43 pontos na tabela, ampliando a sua liderança. Com a derrota, o Coritiba fica apenas com 14 pontos, ficando em 18º posição, estando na zona do rebaixamento.
Primeiro tempo - Dois minutos após o árbitro iniciar a partida veio o primeiro gol do jogo. Depois de uma má saída do Coritiba, Victor Sá cruzou uma bola rasteira para a área, que foi cortada pela defesa. A bola sobrou e Marlon Freitas deu um forte chute que explodiu na defesa. Em uma nova sobra Gustavo Sauer que chutou direto para o gol, marcando o primeiro gol do Botafogo.
A reação do Coritiba veio seis minutos depois, quando Diogo Oliveira recebeu um cruzamento longo e depois passou para Bruno Gomes. O volante chutou por cima do goleiro, que não conseguiu alcançar a bola. Os minutos seguintes foram marcados pela tentativa do Botafogo ditar o ritmo do jogo, em frente ao Coritiba que realizava um jogo mais fechado. O adversário do atual líder do Brasileirão realizava forte marcação, mas não deixava de atacar.
Aos 32 minutos, Bruno Gomes recupera a bola no meio do campo e toca para Marcelino. Em seguida, o jogador cruza para o meio campo e Robson marca gol para o Coritiba. O árbitro foi chamado para analisar uma possível falta no início da jogada, e após ser confirmado o gol foi anulado. Três minutos depois, durante cobrança de escanteio, Gustavo Sauer levantou a bola na área do time adversário e Tiquinho Soares cabeceou marcando o segundo gol do Botafogo. O terceiro gol do time foi marcado durante os acréscimos, com direito a pedalada no início da jogada. Sauer chutou para o gol e marcou a pontuação.
Segundo tempo - Logo aos quatro minutos do segundo tempo, o Botafogo marcou o seu quarto gol. Mergulhando, Tiquinho cabeceou e jogou a bola para o canto do gol. Apesar das várias tentativas, o restante do último tempo foi marcado pelas substituições, marcação de faltas, tendo ainda um cartão amarelo aplicado.
O Coritiba contra-atacou, mas não conseguiu marcar novos gols, mesmo com lances diretos. Até o apito final ambos os times continuaram empenhados, mas a partida terminou com a vitória do Botafogo.
(*) Com informações de Placar Uol.