Corrida se São Silvestre termina com vitória inédita e brasileiros em 4º lugar
A competição aconteceu na manhã deste sábado (31) na cidade de São Paulo
A 97ª edição da tradicional Corrida de São Silvestre aconteceu na manhã deste sábado (31) na principal avenida da cidade de São Paulo. A competição encerrou o calendário esportivo de 2022 e foi protagonizada por atletas africanos, que conquistaram os primeiros lugares nas categorias de elite feminino e masculino em vitória inédita.
Na categoria masculina, o primeiro lugar foi marcado por uma disputa acirrada entre o atleta da Uganda, Andrew Kwemoi, e o atleta da Tanzânia, Joseph Panga. Ambos estavam em busca da conquista pelo título inédito. Tanto os atletas quanto seus respectivos países nunca chegaram em primeiro lugar na competição.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Andrew Kwemoi. Em 2019, o atleta terminou a corrida em quinto lugar. O segundo lugar ficou com o corredor da Tanzânia, Joseph Panga. O brasileiro Fábio Jesus Correia terminou a corrida em quarto lugar.
A primeira a cruzar a linha de chegada na categoria feminina foi a queniana Catherine Reline, de 20 anos. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram as corredoras da Etiópia Yimer Wude, de 35 anos, e Kebebush Yisma. A brasileira Jenifer Nascimento, de 29 anos, cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Em 2021, a atleta terminou a prova em terceiro lugar.
A competição iniciou às 7h25, no horário de Brasília, Na Avenida Paulista, com a categoria de cadeirantes, seguida pela categoria feminina às 7h40. As demais categorias, incluindo a masculina, teve a largada às 8h05.
A corrida conta com sete categorias: atletas cadeirantes, atletas cadeirantes com guia, atletas com deficiência, atletas de pelotão premium, atletas de pelotão geral, atletas de elite feminino e atletas de elite masculino.