ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

De Dourados, Wellington leva 2 medalhas de ouro em evento paralímpico nacional

Estreante, jovem de 13 anos competiu em evento esportivo sediado na Capital neste sábado (29)

Idaicy Solano | 29/07/2023 18:17
Paratleta Wellington Oliveira, de 13 anos, estreou em competição nacional e levou duas medalhas de ouro para casa. (Foto: Roberto Oshiro/CPB)
Paratleta Wellington Oliveira, de 13 anos, estreou em competição nacional e levou duas medalhas de ouro para casa. (Foto: Roberto Oshiro/CPB)

Natural de Dourados, a 233 quilômetros da Capital, o estreante Wellington Oliveira, de 13 anos, conquistou medalha de ouro nas provas de atletismo nos 100m (22s33) e nos 200m (44s82) na classe T54, para cadeirantes, na 2° edição do Meeting Paralímpico Loterias Caixa. A competição esportiva aconteceu na manhã deste sábado (29), em Campo Grande.

O atleta começou a treinar há cerca de dois anos em Dourados, a convite do professor. O atleta recebeu destaque pelo desempenho no esporte, principalmente nas Paraolimpíadas Escolares, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O resultado da participação no evento escolar rendeu convite para o atleta treinar por uma semana no CT de São Paulo, mesmo local onde os atletas da seleção brasileira principal treinam. O Meeting Paralímpico Loterias Caixa foi a primeira competição profissional do atleta. "O esporte está fazendo com que eu realize sonhos. Sempre quis viajar de avião e conhecer São Paulo. Quero treinar para um dia integrar a Seleção Brasileira e morar de vez na capital paulista, onde treinam os melhores atletas do Brasil", afirma Wellington.

Este ano, a competição teve provas de natação, disputada na piscina da Funlec, e atletismo, no Parque Ayrton Senna. Foram cerca de 113 atletas inscritos, de quatro estados (GO, MS, MT e PR) e do Distrito Federal, sendo 28 de natação e 85 de atletismo.

A competição é idealizada e organizada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) desde 2021, com provas de natação, halterofilismo e atletismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

A primeira edição do nesta temporada aconteceu no último sábado (22) em Manaus (AM), reunindo 94 competidores de cinco Estados (Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo).

Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Além de Manaus e Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP) serão sedes do Meeting em 2023.

Nos siga no Google Notícias