ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Estudantes se dividem entre jogos da Copa e final do ano letivo

Mesmo que não haja padronização, diversas escolas têm atividades especiais durante jogos

Guilherme Correia | 24/11/2022 15:29
Colégio Adventista produziu uniformes personalizados para os estudantes. (Foto: Reprodução)
Colégio Adventista produziu uniformes personalizados para os estudantes. (Foto: Reprodução)

Em meio ao final do ano letivo e aos jogos da Copa do Mundo de 2022, estudantes em Campo Grande têm de se dividir entre os estudos e a torcida pela Seleção. A cada quatro anos, este período costuma agitar parte considerável dos jovens e alguns cuidados podem ser muito úteis para evitar a queda de rendimento.

Diretor da unidade escolar Vilas Boas do Colégio Adventista, na Capital, Marcos Vinicius Oliveira de Amorim explica que estão em semana das últimas provas de 2022, mas que nesta quinta-feira (24), estreia da Seleção do Brasil na Copa, os exames ficarão no período matutino. “Os alunos terão tempo suficiente para realizá-la. Em seguida será o lanche e após todos iremos para o auditório assistir a estreia do Brasil na Copa do Mundo”.

“A escola está toda decorada e inclusive os alunos ganharam uma camiseta personalizada nas cores da Seleção Brasileira para torcermos juntos”, explica o docente. Segundo ele, as atividades foram explicadas previamente e em vários pontos da escola há televisões.

Diretora da unidade escolar Jardim dos Estados, Mathiely Aguiar ressalta que o calendário do ano letivo não foi alterado, mas os horários das provas foram ajustados para não conflitar com os horários dos jogos. “As provas serão realizadas no início do período vespertino, mas no horário dos jogos, todos nos reuniremos para assistir o nosso Brasil”.

“Alguns vão assistir na própria sala de aula e outros vão assistir na capela da escola, respeitando a capacidade máxima do ambiente. Com relação à ansiedade dos alunos, nossos professores estão agindo com muita tranquilidade, para não criar uma grande euforia, afinal de contas, nós ainda estamos em período de aulas e provas. Vamos parar nestes momentos de jogos, mas não podemos nos esquecer que o aprendizado dos alunos também é prioridade para a rede de educação Adventista”.

Unidade escolar foi decorada com enfeites da Seleção, mas professores seguirão cumprindo atividades. (Foto: Reprodução)
Unidade escolar foi decorada com enfeites da Seleção, mas professores seguirão cumprindo atividades. (Foto: Reprodução)

Legislação - Não existe uma regra que determine a liberação de alunos ou funcionários em dias de jogos da Copa do Mundo, mesmo se a Seleção Brasileira for jogar, assim como não existe proibição. Fica a cargo de cada órgão ou empresa decidir como proceder.

O cronograma escolar baseado no total da carga horária, conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar.

Nas escolas públicas, cabe às autoridades responsáveis - governo estadual e municipal -, decidirem qual protocolo será adotado. No começo de novembro, o Ministério da Economia definiu as regras para o expediente de funcionários públicos federais nos dias de jogos da Seleção.

De acordo com as orientações, nos dias em que o jogo da Seleção Brasileira acontecer às 12h, não haverá expediente; quando o Brasil jogar às 13h, funcionários serão dispensados às 11h; em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h. Servidores de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, em geral, também tiveram escalas próprias durante os jogos.

Nos siga no Google Notícias