ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Jogos Escolares são oportunidade de novas experiências para estudantes-atletas

A maior competição para estudantes e atletas de 15 a 17 anos em MS e vale vaga para etapa nacional

Por Gabriel de Matos | 07/08/2024 17:47
Jogos Escolares são oportunidade de novas experiências para estudantes-atletas
Jogo de vôlei de praia masculino na Praça de Esportes Belmar Fidalgo (Foto: Lucas Castro/Setesc)

A 2ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul teve início nesta semana com estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Com representantes de 55 municípios, a participação de atletas de cidades pequenas e distantes do interior do estado gera grande expectativa para quem visita Campo Grande.

Esse é o caso do chefe da delegação de Coxim e técnico de handebol, Arthur Francisco Ronchi. . “É muito bom porque tira as crianças da rua e as direciona para algo melhor, incentivando a prática esportiva. Participar dos Jogos Escolares motiva ainda mais os atletas. É uma mudança de vida. Muitos jovens, que nunca tinham saído da cidade, agora têm a oportunidade de competir e confraternizar aqui no Centro de Convivência"

Eldon Costa de Araújo, de 16 anos, é atleta de voleibol de Coxim e ressalta a importância dessa oportunidade. “Participar dos Jogos é uma maravilha, uma oportunidade incrível. O esporte mudou minha vida, melhorando minha saúde e proporcionando novas oportunidades. É algo que valorizo muito”.

A técnica das equipes de voleibol feminino e masculino de Aquidauana, Dara Rocha, explica que o impacto do esporte vai além das quadras. “Trabalhamos com meninas de periferia, trazendo a responsabilidade e a integração social. Aquidauana tem muitas jogadoras de voleibol, e elas se tornaram referência na categoria de 15 a 17 anos. Estar aqui representa uma grande emoção para todas”.

Para Mirella Massa, atleta de voleibol de Aquidauana, os benefícios do esporte são evidentes em sua vida. “O esporte é meu bem-estar, um lugar para desestressar e cuidar da saúde. Ele me trouxe disciplina, confiança e força de vontade. Participar dos Jogos é uma grande honra e uma oportunidade de mostrar nosso trabalho”.

Cladinei Pedro da Silva, técnico de voleibol de Paranhos, enfatiza o impacto positivo do esporte nos jovens de sua cidade. “Trazer os jovens para Campo Grande é uma experiência enriquecedora, especialmente para aqueles que estão viajando pela primeira vez. Uma ex-atleta, agora estudante de Enfermagem, me disse que participar das competições facilitou muito sua vida acadêmica”.

A atleta de voleibol de Paranhos, Anny Karolainy Jara, ressalta como o esporte contribui para seu bem-estar. “Independentemente de onde eu esteja, o esporte me faz esquecer os problemas. Temos uma ótima estrutura e um técnico dedicado, o que nos proporciona qualidade de treinamento”.

Técnico de handebol de Rio Brilhante, Girress Braga ressalta o apoio da cidade ao esporte. “Rio Brilhante fomenta o esporte em várias modalidades. Os Jogos são o ápice para nossa equipe, e estamos muito felizes e confiantes”.

Os Jogos são organizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias